Como aumentar a vida útil da bateria do Smartphone

bateria-do-smartphone-maior-vida-util

Manter a bateria do Smartphone com uma boa vida útil é um desafio, afinal existem muitos mitos e verdades sobre como aumentar este tempo.

Abaixo ensinaremos você com algumas dicas simples e quebrando alguns mitos como aumentar a vida útil da bateria do seu Smartphone. 

Recarregue durante a noite se possível

Hoje em dia os sistemas Android mais modernos ou mesmo o IOs conseguem detectar quando a bateria chegou a 100%, assim cortando automaticamente o carregamento e mantendo apenas energia o suficiente para o aparelho não ir perdendo carga.

Ou seja, recarregar durante a noite pode ser uma excelente opção, principalmente enquanto você dorme, já que não utilizará.

Evite deixar a bateria nos extremos

Isso mesmo ao contrário do que se pensa as baterias de smartphone modernas não são de níquel cadimo, ou seja, não sofrem do antigo problema de “memória”, você pode recarregar ao longo do dia e não precisa se preocupar com isso, já que baterias de ion lítio inclusive possuem uma vida útil maior se forem menos expostas a situações onde elas super aqueçam. 

Não faça ligações ou use aplicativos mais pesados com o Smartphone na tomada

Como ressaltamos o super aquecimento é o maior vilão das baterias modernas  é o super aquecimento, inclusive alguns fabricantes de smartphones pedem para que sejam feitas ligações apenas com o aparelho na bateria, já que para esta operação ele irá esquentar muito. 

Além disso, ao assistir vídeos, ou mesmo jogar você pode diminuir em muito a vida útil da bateria do seu smartphone, por isso evite inclusive o uso de aparelhos como power banks.

Evite Capinhas, principalmente durante o carregamento

Um dos maiores destruidores de baterias de smartphone são as capinhas, que nós amamos e gostamos, seja para proteger ou para dar mais estilo ao aparelho.

Porém o uso das capinhas de smartphone pode gerar super aquecimento o que pode gerar desgaste prematuro de sua bateria.

Caso seja necessário utilizar a capinha ao longo do dia, retire-a durante os momentos de carregamento, pois assim evitará picos de temperatura do seu aparelho.

Não guarde o Smartphone com a Bateria vazia

Se você pretende utilizar o aparelho no futuro mas irá guardar por um tempo, deixe a bateria entre 40 e 80%, pois ao longo do tempo o aparelho vai perdendo carga, e caso você guarde a bateria vazia a tendência é haver instabilidade, o que pode fazer com que a vida útil das células de íon lítio não recebam mais carga. 

Existe uma perda de carga em torno de 10% por mês, ou seja, é bom sempre ter uma “gordurinha”, assim você poderá utilizar mais tranquilamente após o aparelho ficar parado por um longo período. 

E ao religar o aparelho dê uma primeira carga de pelo menos 20 min com o mesmo desligado.

Power Bank pode não ser uma boa ideia

Evite o uso constante do Power Bank, esse tipo de aparelho é projetado para situações de emergência onde você realmente precisa do aparelho, mas em conceito o Smartphone não entende ele como uma bateria extra, mas sim como se estivesse ligado à tomada. 

Ou seja, ao utilizar constantemente Power Bank você terá um ganho momentâneo de tempo de uso do aparelho, porém a médio prazo diminuirá drasticamente a vida útil da bateria do seu aparelho. 

Gostou dessa dica? Quer ver mais? Clique Aqui

2 comentários em “Como aumentar a vida útil da bateria do Smartphone”

  1. Pingback: Como aumentar a vida útil do seu celular (Smartphone) - Saiba Tech

  2. Pingback: Volta às Aulas, como Transformar seu Smartphone em uma Estação de Estudo - Saiba Tech

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *