Dicas para comprar um bom mouse

como-comprar-um-mouse-saiba-comprar-1920-

Alguns periféricos de nossos computadores precisam ser trocados de tempos em tempos, seja por desgaste, por algum dano, ou até mesmo porque não atende mais às nossas necessidades de uso. 

Um dos componentes que mais ocorre este tipo de troca é o mouse e aqui  neste artigo vamos dar dicas importantes de como comprar um bom mouse para o seu uso. 

Muita gente pode achar besteira pensar sobre este assunto, porém se você parar para pensar no tempo que passa utilizando seu computador, faz todo sentido planejar bem qual o  e mouse mais adequado para seu dia a dia.

O que avaliar na hora de comprar um mouse?

Existem alguns fatores importantes de serem avaliados na hora de escolher um mouse e abaixo abordaremos alguns deles. Preste bem atenção, pois certamente algumas dessas dicas pode fazer total sentido para você.

Ergonomia do Mouse

Parece besteira para muita gente, mas a ergonomia do mouse conta muito, não à toa existem vários modelos no mercado, principalmente os gamers que possuem designs mais arrojados e costumam possuir boa ergonomia.

Outro jeito de verificar, é avaliar o tamanho do mouse em relação a sua mão, ou seja, uma pessoa com mão grande precisa  usar um mouse grande. Já uma pessoa com a mão pequena, precisam de  mouses menores. 

Avalie também o posicionamento dos botões, se eles estiverem de uma forma que sua mão alcançará facilmente tornará o uso menos cansativo e diminuirá o risco de LER, a  lesão por esforço repetitivo. 

Mouse Com fio ou sem fio? 

Hoje em dia essa escolha está cada vez mais comum no momento da compra. No entanto, para definir isso,  você precisa avaliar alguns fatores: 

 Saber o tipo de aplicação principal: caso seja para jogos, edição de imagem e vídeo e tarefas que um mouse com bom tempo de resposta, os modelos de mouse com fio costumam ser a melhor escolha (apesar de que existem modelos com preços mais elevados, que mesmo sem fio possuem excelente tempo de resposta). 

Caso o único fator de escolha seja praticidade, facilidade de carregar e economia de espaço, o mouse sem fio é sempre a melhor opção. 

Óptico ou Laser?

Os sistemas são bem parecidos no seu conceito, fazem leituras da superfície onde o mouse está para capturar o movimento.

Mas, na hora de escolher um mouse para comprar é importante entender que estes dois sistemas possuem diferenças em termos de precisão, o led utiliza-se de uma luz infravermelha, enquanto o laser dispara um laser infravermelho mais nítido e preciso em torno de 20 vezes mais sensível que o mouse óptico, permitindo o uso em superfícies mais variadas. 

Porém, se o que você busca é um menor custo na hora de comprar um mouse, os modelos ópticos tendem a ser mais baratos. 

DPI do mouse

Os DPIs (“Dots Per Inch”) na tradução livre: “pontos por polegada” são pontos  importantes, porém, apenas para alguns tipos de usos, visto que a maioria dos usuários comuns não vão precisar de mouses com mais de 600DPI de precisão. 

Quem necessita um mouse de DPI alto?

DPI é o quanto o mouse consegue cobrir da resolução de tela em um curto espaço de tempo, ou seja, usuários que trabalham com: edição de imagens, 3D, ou mesmo gamers são os que irão se beneficiar mais de um DPI elevado. Inclusive muitos modelos possuem regulagem deste atributo no hardware além da tradicional por software. 

A título de curiosidade existem mouses gamers que possuem até 12.000DPI. 

Quantidade de botões

Por padrão, a maioria dos mouses possuem 3 botões, os dois de clique em cada lateral e um botão do meio que serve também como rolagem, porém existem modelos específicos que possuem  botões extras como: função de voltar e avançar, ou mesmo mais botões para funções específicas de jogos. 

Se você é um gamer ou um usuário que demanda de tarefas a serem executadas através de macros para a agilidade, um mouse que vai além dos 3 botões tradicionais pode ser útil, porém a maioria dos usuários pouco utilizará este tipo de função.

Aqui deixamos algumas dicas que podem lhe ajudar no momento de comprar d um mouse. Gostou? Tem mais algum fator que você colocaria na decisão? Deixe aqui nos comentários e compartilhe nas suas redes sociais.

1 comentário em “Dicas para comprar um bom mouse”

  1. Pingback: Vai comprar um teclado de computador? Veja essas dicas - Saiba Comprar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *