Como escolher um bom software de gestão ?

Chega um momento da vida de uma empresa em que ela cresce de tal forma que gerenciar apenas pelo Microsoft Excel ou mesmo o tradicional caderno se torna complicado, e é nessa hora que você sai em busca de um bom software de gestão para sua empresa.

Mas qual o melhor software de gestão para minha empresa?

Muitas vezes não é fácil encontrar um bom software de gestão, existem inúmeras dúvidas, custos, inclusive a dificuldade de se adaptar a uma nova tecnologia, porém, essas barreiras podem ser rompidas com algumas perguntas feitas durante a escolha, e nós ajudaremos você a entender melhor.

Quanto eu gasto para ter um software de gestão em minha empresa?

Primeiro passo, devemos entender que um software de gestão não é um custo ou gasto, mas sim um investimento que lhe reduzirá custos e gastos, afinal, com o uso de uma boa ferramenta de gestão você aumentará o controle do fluxo de dinheiro que entra e sai de seu caixa, controle de produtos vendidos ou serviços prestados, otimizando assim seu fluxo e direcionando melhor seus recursos.

O que eu preciso ter para colocar um software de gestão no meu negócio?

Primeiro possuir um computador em seu local de trabalho, pode parecer óbvio, mas há empresas que ainda não possuem um computador no escritório ou prédio, muitas vezes com seus donos e gestores preferindo levar os trabalhos para seus computadores pessoais, porém, essa não é considerada uma prática saudável, já que dados importantes estarão em um computador com grandes chances de ser infectado por vírus ou de perda de dados.

Após o computador é necessário entender que existem fases importantes como o treinamento e adaptação, assim sendo, evite espalhar informações fazendo algumas tarefas no software e outras do jeito antigo, se force a fazer tudo no sistema, assim você terá um aprendizado mais rápido, e assim que dominar a ferramenta perceberá um aumento de rendimento e mais tempo para pensar mais no seu negócio e menos nas tarefas.

Quero um software de gestão grátis para minha empresa

Muitas vezes parece tentador utilizar um software de gestão grátis, afinal eles estão lá, normalmente não tem custos de implantação ou de desenvolvimento, porém, o quão vale a pena utiliza-los?

Dependendo do tamanho de sua empresa, pode ser uma boa escolha para iniciar, existem alguns softwares de gestão open source ou gratuitos, porém deve sempre se atentar que a maioria destes softwares não terão um suporte igual ao fornecido pelas opções pagas.

Como saber se minha empresa precisa de um software de gestão?

Após entender todos os tópicos anteriores, chegamos a parte mais importante, afinal, “qual o momento de adquirir um software para gestão do meu negócio?”

Qualquer momento é o ideal, seja no início, ou seja em uma fase de crescimento, toda empresa precisa estar informatizada, afinal isso evitará inúmeras dores de cabeça e perdas que costumam ocorrer em várias fases do negócio, abaixo explicaremos melhor:

Empresa iniciando: seja micro ou pequena empresa que está iniciando, investir em um software de gestão é interessante, pois, irá trazer confiança nos fechamentos, balanços e outras tarefas muitas vezes complexas, diminuindo inclusive a necessidade de terceirizar o que não há a obrigação de ser terceirizado, deixando, por exemplo, para o fisco apenas as tarefas obrigatórias, reduzindo os custos.

Empresas firmadas no mercado: muitas vezes as empresas já firmadas no mercado possuem softwares de gestão, porém, estes softwares já se encontram defasados, com muito tempo de uso, passando por várias alterações que muitas vezes começam a gerar contratempos, nesse momento é recomendável o desenvolvimento ou aquisição de uma nova ferramenta para se adaptar a essa nova fase de sua empresa, um investimento estratégico essencial.

Concluímos com isso que a aquisição dessas ferramentas não tem um momento específico, mas surge da necessidade do mundo atual onde as informações caminham cada vez mais rápido.

Adquirir um software de gestão é um investimento com retorno garantido, pois, você ganhará em tempo e qualidade de serviços.

Tem dúvidas? Comente abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *