Dicas para comprar uma boa Smart Tv

dicas-para-comprar-uma-smart-tv

A Smart Tv tem se tornado cada vez mais comum em lojas e grandes atacados, porém sempre existe uma dúvida de qual a melhor Smart Tv para se comprar. Por isso, aqui no Saiba Comprar vamos dar algumas dicas que podem te auxiliar na melhor escolha. 

Entendendo que sempre levamos em conta a questão do custo-benefício, apresentaremos fatores que podem auxiliar desde quem quer comprar uma smart tv mais básica até àqueles que preferem uma top de linha. 

Não vá no famoso “papo de vendedor”

Esta é uma dica que vale para quem faz questão de comprar em loja física. Por incrível que pareça, a maioria dos vendedores não sabe muito a parte técnica por trás dos aparelhos, ou seja, uma dica importante na hora de comprar uma smart tv é avaliar os modelos fazer uma pesquisa, mesmo que rápida, no google. 

Então, na hora de comprar sua Smart Tv, se você está em uma loja física, tome cuidado com os argumentos do vendedor que muitas vezes pode estar apenas tentando lhe empurrar algum produto de estoque no qual ele precisa dar fim. 

Tamanho da tela da sua Smart Tv

A primeira coisa que muita gente pensa na hora de comprar uma Smart Tv ou mesmo um televisor normal é no tamanho da tela, sempre pensando: “quanto maior, melhor”, porém, é sempre interessante analisar o tamanho da tela com certo cuidado, pois nem sempre a maior tela será a melhor para você. 

Isso mesmo, ao escolher uma tela, tome cuidado com o tamanho da mesma., Pode parecer interessante e atrativo comprar uma TV maior pela “pequena diferença” de preço, porém se a distância do seu sofá para o aparelho for curta você perderá detalhes e não conseguirá aproveitar a melhor experiência do seu aparelho. 

A Distância da sua TV para o sofá importante para uma boa experiência.
Foto de cottonbro no Pexels

Como saber a distância correta? Abaixo criamos uma tabela que pode ser muito útil no momento da sua compra. 

Tamanho da tela ideal para cada distância

Tamanho da tela em Pol. “Distância Mínima do Sofá
Tela de 24”1m 
Tela de 32”1,8m
Tela de 42”2,4m
Tela de 50”2,8m
Tela de 60”3,4m
Tela de 71”3,8m

Ou seja, ao comprar sua smart tv por mais que pareça tentador ter uma “telona de cinema” em casa, muitas vezes um modelo menor pode atender melhor às suas necessidades.

HD, FULL HD, Ultra HD ou 4k?

A resolução sempre é fator importante na hora de comprar uma Smart TV, muitas vezes queremos sempre a melhor resolução possível. 

Caso sua intenção seja os modelos de 32”  ou menores, com um custo benefício um pouco melhor, as resoluções full HD são bem raras, e Ultra HD (4k) não são encontradas, visto que o tamanho da tela limita o uso de resoluções mais elevadas, então se você quer comprar uma smart tv com uma resolução Full HD ou superior, encontrará nos modelos de 42” ou mais. 

diferenças entre as resoluções de smart tv
Importante entender que uma tela pequena com uma resolução alta nem sempre é vantajoso.

Compensa pagar mais por toda essa resolução?

Como sabemos, os aparelhos que suportam maiores resoluções também possuem custo mais elevado. Se você faz questão de assistir filmes em resoluções mais altas, com a melhor qualidade possível, ou então utilizará o aparelho também para jogar vídeo game é importante que o mesmo suporte as maiores resoluções disponíveis.

Agora, caso o seu uso da TV seja para assistir a programação e séries por entretenimento, sem grandes exigências, os modelos mais baratos de 32 polegadas atenderá as expectativas.

Sistema Operacional da Smart Tv

Um dado que muitos vendedores gostam de ressaltar na hora que você vai comprar uma Smart TV é o sistema operacional, mesmo que não saibam a diferença prática, porém é sempre importante avaliar os aplicativos suportados, caso você queira apenas: Netflix, Amazon Prime, ou Globo Play, Spotify e Youtube a maioria dos aparelhos vendidos em território nacional atenderá suas demandas.

Veja também: Amazon Prime ou Netflix, qual compensa mais?

Android TV vale à pena?

Se você busca um aparelho com boas opções de aplicativos na loja, quer ter mais opções para o seu entretenimento e não liga de desembolsar um dinheiro a mais pode ser interessante comprar uma smart tv que possua o sistema Android TV instalado. Você, normalmente, encontrará nos modelos com valor mais elevados, acima dos 1.700 reais, porém em sua grande maioria já com resoluções Full HD e 4k. 

Tipo de controle remoto

No momento de comprar sua smart tv é importante avaliar os suportes a controles remotos, pois há vários modelos que possuem, por exemplo, a possibilidade do uso de comandos de voz, mas os controles com este suporte são vendidos à parte.

Outro fator importante é avaliar se o modelo de smart tv que você vai comprar dá suporte ao uso de aplicativo como controle remoto, desta forma você vai abrir um leque maior de opções na hora de utilizar sua smart tv, sem a necessidade de comprar controles com funções extras.

Gostou das dicas? Deixe nos comentários, compartilhe em suas redes sociais, acha que faltou algum ponto a ser avaliado? Conta pra gente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.