Entenda o que é SEO e porque você já deveria estar fazendo

O que é SEO?

Muito se fala sobre criar um site e como é necessário. Porém, pouco se fala da pós criação e implantação e aqui vamos entender um pouco sobre este segundo momento, entendendo o que é o SEO e qual sua importância

O que é SEO?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, em uma tradução livre seria: Otimização para Mecanismos de Buscas, ou seja, é o trabalho que você realiza visando aparecer entre os primeiros resultados da busca orgânica, em vários buscadores, sendo atualmente o maior foco no Google, afinal este é o mais utilizado.

O que é Busca Orgânica e Busca Paga?

Antes de entender melhor o que é SEO precisamos entender os conceitos de resultados da busca orgânica e da busca paga.

Busca paga são as que vêm do Google Ads, aqueles resultados que na lateral aparecem com a palavra “anúncio” e são importantes para empresas que querem aparecer mais, mas não eliminam a necessidade de um bom SEO, assim como fazer SEO não elimina a necessidade de campanhas de Ads. 

Como eu faço o SEO do meu site?

Antes de começar a fazer o SEO você precisa entender que não existe uma fórmula mágica e não existe um manual do Google, inclusive a própria empresa argumenta que não ensina sobre SEO, pois isso tornaria as buscas orgânicas injustas. 

Se o Google não ensina, de onde vem as informações?

As informações que temos sobre as melhores práticas e técnicas de SEO vem de especialistas em performance, profissionais da área de tecnologia que avaliam como alguns tipos de melhorias podem fazer seu site crescer mais na busca orgânica. 

Nesta altura você já deve estar curioso para saber o que são esses fatores, porém para não gerar um nó na sua cabeça vamos listar algumas coisas que seu site pode estar pecando no SEO. 

Fatores que podem ajudar seu site a crescer no SEO

Aqui vamos ajudar você para que  seu site apareça mais na busca orgânica. A primeira delas é além de entender “o que é SEO”, é saber que há boas práticas.

O conteúdo é rei no SEO

Quando as pessoas indagam “o que é SEO” muita gente responde dizendo que é produção de conteúdo, não está errado, mas este é apenas um dos fatores, o principal mas ainda sim um dos fatores.

Se o seu site não tem conteúdos com boa densidade, há uma boa chance de você aparecer abaixo dos melhores resultados que costumam estar na primeira página, então a dica é: produza conteúdo, mas que seja de qualidade para que as pessoas queiram ler, pois fazer conteúdo apenas por fazer pode ser mais prejudicial.

Site rápido é uma excelente opção

Seu site não precisa ser o mais rápido do mundo, até porque muitas vezes atender a todas as demandas de velocidade que ferramentas como o Page Speed Insights do Google pede pode ser uma tarefa que irá custar a estética, que também é importante, mas tenha em mente que quanto mais rápido sua página carregar, mais vontade de ficar o usuário vai ter.

Criação de Sites
Um website rápido é importante para o SEO, afinal você não vai querer que o usuário “saia rápido”.

Mas no que a permanência do usuário interfere no SEO?

Quando alguém pergunta “o que é SEO”, é difícil responder logo de cara sobre taxa de rejeição ou “bounce rate”, mas esse é um fator que pode levar seu site para cima ou para baixo.

Basicamente, a taxa de rejeição representa quantos usuários acessaram seu site e não continuaram a navegação, e caso este número seja muito alto, o Google pode entender que o seu conteúdo possui pouca relevância e jogará seu site mais para baixo. 

Usabilidade, uma maneira de diminuir seu “bounce rate”

Por último e não menos importante, quando alguém pergunta “o que é SEO?” outro fator importante a ser levado em consideração é a usabilidade, e aí você vai me perguntar: “mas porque você falou por último?”

Simples não adianta você pensar em usabilidade sem entender que ela não é simplesmente a estética do site, mas sim uma maneira de manter seu usuário mais tempo em seu site, porém da maneira correta. 

Então quando for montar o Layout do seu site, converse com seu designer sobre usabilidade, pense nela lembrando que, muitas vezes, pensar dessa forma pode significar sacrificar aquele “banner bonitinho” que você queria. 

Bônus: não faça Black Hat

Cuidado com fórmulas milagrosas para crescimento orgânico, fique atento para não cair na armadilha de usar Black Hat no SEO do seu site.

E aí você me pergunta:

O que é Black Hat?

Black Hat é o termo técnico para quem utiliza de técnicas abusivas ou não éticas para promover os sites nos rankings como: textos ocultos no site, spams em blogs e fóruns a fim de conseguir “backlinks” ou mesmo compra e vendas de links fora de contexto que podem gerar punição por parte do Google. 

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