5 Mentiras que te contaram sobre o Marketing Digital

5 mentiras sobre marketing digital

Você já deve ter visto por aí vários cursos, gurus, ou pessoas que se dizem especialistas em marketing digital fazendo promessas milagrosas, vendendo fórmulas mágicas que vão te fazer enriquecer rapidamente apenas com marketing digital, neste artigo vamos entender 5 mentiras que te contaram sobre o Marketing Digital.

1 – Você pode vender muito apenas com alcance orgânico

Apesar de ser especialista em SEO, posso lhe garantir, o orgânico sempre parece tentador, aparecer em primeiro nos resultados do google, não gastar com verbas de ads, ou com redes sociais, é bem interessante não é mesmo?

Aí vou com uma frase que vi uma vez em um curso (não lembro o autor mas faz todo sentido): “De orgânico só vive a Bella Gil”.

Isso mesmo entre as mentiras que te contaram sobre o Marketing Digital está a que com zero investimento em mídia você vai alavancar seu negócio e trazer muita conversão, se você vai trabalhar focado em SEO pode ser interessante, porém se você busca um crescimento realmente rápido busque investir mesmo que aos poucos em Ads. 

Caso você deseje vender nas redes sociais apenas no orgânico não é querendo lhe desanimar mas vai ser um longo caminho. 

2 – Você vai ficar milionário apenas com marketing digital

Muita gente vende fórmulas mágicas falando que você vai ficar rico com marketing digital, muitas vezes não precisando nem de ter o conceito e o planejamento e mãos no momento de iniciar sua “jornada”.

Olha até pode ser que você pode ganhar muito dinheiro com Marketing Digital começando sem planejamento nenhum, mas você também pode um dia ganhar na Mega-Sena, não é mesmo? 

Costuma cair muito nesta mentira sobre marketing digital quem não conhece o conceito dos “8ps do Marketing Digital” (Pesquisa, Planejamento, Produção, Publicação, Promoção, Propagação, Personalização, Precisão.) 

Apesar de o investimento em marketing digital ser mais barato em muitos pontos que os meios offline se não houver um bom planejamento, uma boa estruturação pode ser um ralo de dinheiro jogado fora.

Veja também: Fórmula de Lançamento serve para minha empresa?

3 – Apague os comentários negativos que vai ficar tudo bem

Muitas empresas entram para as redes sociais muitas vezes sem uma consultoria de uma boa agência de marketing digital, e muitas vezes apesar de possuir uma agência querem centralizar internamente a manutenção das redes. 

O maior erro que muitos administradores e departamentos jurídicos caem é acreditar em uma das mentiras do marketing digital que: “se apagou o comentário negativo está resolvido”.

Muito cuidado ao apagar um comentário negativo, a não ser que seja algo ofensivo tenha sua equipe preparada para responder uma avaliação negativa com cuidado, afinal todo mundo erra, assumir o erro e tentar consertar pode ajudar muito mais a imagem da empresa. 

Qual o perigo de apagar um comentário negativo: muitas vezes as pessoas fazem um comentário negativo acabam salvando o print que caso testado e constatado que o comentário foi apagado pode gerar uma pequena dor de cabeça a imagem de sua empresa. 

4 – Comprar listas de seguidores, emails e “whatsapps” é bom e barato

Uma das maiores mentiras que te contaram sobre o marketing digital é que existem “listas quentes” de contatos à venda, e que irão trazer excelentes conversões. 

Tanto no email quanto no WhatsApp disparar para uma base comprada pode ser perigoso, visto que na maioria das vezes o usuário sequer sabe que está na lista e poderá lhe marcar como spam, e isso pode ser ruim. 

Quais os riscos de ser marcado como spam?

O spam é um perigo para quem deseja fazer campanhas de marketing digital, dependendo do número de vezes que seu domínio for marcado você pode cair em “blacklists” que podem inutilizar seu domínio, e no caso do WhatsApp você pode ser banido. 

5 – Com marketing digital você vai trabalhar pouco

Apesar de estar em quinto lugar talvez essa seja a maior mentira que te contaram sobre marketing digital.

Isso mesmo se você está esperando começar a trabalhar com marketing digital e ter pouco trabalho irá ter uma decepção. 

Muitas vezes pensando em vender cursos vão lhe dizer algumas coisas para te convencer, porém se você quer uma estratégia que venda bem, e que traga conversão provavelmente trabalhará tanto quanto com Marketing Offline.

Se você for utilizar corretamente todas as estratégias multicanais, analisar concorrentes, produzir conteúdos e fazer as estratégias com as aplicações como devem ser feitas muitas vezes trabalhará até mais do que 8 horas diárias.

Veja Também: 5 Dicas de Marketing Digital que sua empresa já deveria estar seguindo

Conclusão

Cuidado com as mentiras que te contam sobre o Marketing Digital, apesar de ser uma excelente ferramenta se não for trabalhado da maneira correta pode trazer dores de cabeça e custos. 

Se você quer entrar neste mercado o conselho que te dou é: estude bastante antes de iniciar e com certeza terá um bom retorno.

Gostou deste texto? Achou que faltou alguma coisa? Deixe nos comentários. 

2 comentários em “5 Mentiras que te contaram sobre o Marketing Digital”

  1. Pingback: Não contrate uma Agência de Marketing Digital/Performance antes de ler isso! - Saiba Comprar - Analises, Dicas, Tecnologia e Marketing Digital

  2. Pingback: 5 Dicas de Marketing Digital que sua empresa deveria estar aplicando - Saiba Comprar - Analises, Dicas, Tecnologia e Marketing Digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *