5 Dicas para escrever um bom texto de SEO

5 Dicas para escrever um bom texto de SEO

Muito se fala sobre como escrever um bom texto de SEO, existem muitas fórmulas, muitas informações, porém muitas vezes isso acaba dificultando a vida da pessoa que busca produzir um bom conteúdo para seu site indexar.

Trabalhando no dia-a-dia de uma agência de marketing digital é possível perceber as dificuldades da maioria dos publicitários, jornalistas, entre outros que querem escrever visando otimizar seus sites, pensando nisso trago este conteúdo. 

Sem mais delongas vamos de uma maneira simples lhe dar 5 dicas para escrever um bom texto de SEO.

1. Conheça bem seu público 

É muito importante saber para quem você está escrevendo, antes de iniciar seu trabalho entenda qual seu público, pois assim conseguirá direcionar seu texto com a melhor linguagem.

Este é um ponto que caso você erre mesmo que siga todas as outras dicas pode não haver bons resultados. 

Para entender qual seu público primeiro veja:

  • Seu texto tem foco em vendas, ou é um informativo?
  • Qual a idade do seu público alvo?
  • Onde está a pessoa que você quer alcançar?
  • Seu público prefere uma leitura mais dinâmica ou mais extensa?

Então lembre-se, pesquise qual seu público, entenda o foco do seu texto, e seu texto lhe trará o tipo de acesso desejado.

2. Pesquise a principal palavra chave do seu texto antes de montar seu texto

Antes de tudo você deve saber se há buscas para o que você está escrevendo, afinal seu trabalho pode ser perdido. 

Ao escrever uma palavra chave com poucas buscas você pode até ranquear bem nas buscas, porém lembre-se, o foco não é apenas aparecer em primeiro, mas trazer acessos para seu site. 

É muito importante saber a quantidade de buscas, para isso existem algumas ferramentas, em suas versões gratuitas possuem algumas limitações porém podem fornecer informações que irão lhe direcionar, abaixo listo as 3 principais: 

  • Google Trends: totalmente grátis, porém vai mostrar apenas assuntos realmente muito relevantes, mas já é uma ajuda. 
  • Ubersuggest: esta ferramenta na versão gratuita permite até 3 consultas, irá facilitar muito o seu trabalho ao encontrar relevância das palavras. 
  • Semrush: a mais famosa, também a mais cara no plano pago, possui uma versão onde permite até 3 consultas, porém mostra todas as estatísticas para a palavra chave desejada.

Utilizar de boas ferramentas para entender mais sobre o que você está escrevendo é importante para escrever um bom texto de SEO. 

3. Cuidado na densidade das palavras chaves no seu texto de SEO

Muitas pessoas por mais que estudem e leiam, acabam esquecendo do principal que é a densidade das palavras chaves, então entre as dicas para escrever um bom texto de SEO podemos enumerar esta como a primeira. 

A densidade ideal da palavra chave foco em seu texto é entre 1 e 3%, há quem diga que pode chegar a 5%, porém tome cuidado, além de poder correr o risco de cair no problema do “Keyword Stuffing” você pode deixar seu usuário entediado com repetições. 

O que é keyword stuffing?

Se você não é do marketing digital deve ser a primeira vez que lê este nome, e é importante não cair nesse erro para escrever um bom texto de seo.

“Keyword Stuffing” basicamente é inflar seu texto com a palavra chave repetida inúmeras vezes, destas não fazendo sentido algum, tornando seu texto quase ilegível ao usuário pois o único foco é o robô. 

Muitos iniciantes incidem neste erro, mas não se preocupe, tente manter a quantidade de palavras chaves na porcentagem correta entre 1% e 3% que as chances de isso acontecer serão poucas, porém, se você insistir nesta prática  pode ter problemas com punições do google, e grandes taxas de rejeição dos usuários.

4. Um bom texto de SEO tem parágrafos curtos

Muitas vezes por costume ao escrever um texto para a internet as pessoas acabam fazendo grandes parágrafos, poucas pausas, tome cuidado. 

Ao escrever um texto para web, opte por parágrafos curtos, estes facilitam a leitura do usuário diminuindo sua taxa de rejeição.

Divida seu texto em tópicos, utilize dos subtítulos, um texto corrido sem divisão, sem subtítulos tende a afastar o usuário.

Muitas vezes por preciosismo ao invés de um texto de SEO o redator acaba produzindo um texto muito técnico (claro a não ser que o seu foco seja informativo ou educacional, neste caso não há problema em ser muito técnico).

Busque sempre um texto que promova uma leitura dinâmica, leve o usuário ao ponto em que ele precisa chegar

Há também o caso oposto onde existe a necessidade de um texto mais detalhado, como em um descritivo de produto, mas cuidado para não ser prolixo.

Veja também: Texto para SEO, o que não fazer

A estratégia de linkbuilding é sempre muito divulgada, mas muitas vezes as pessoas se importam demais com os links externos.

Isso mesmo, um bom texto de SEO possui bons links internos, isso ajuda tanto o usuário quanto o robô a navegarem por seus conteúdos.

Mas não saia simplesmente criando links sem sentido, estude, e avalie, uma boa linkagem interna vai lhe ajudar a manter o usuário no site.

Gostou destas dicas para escrever um bom texto de SEO?

Comente, compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

3 comentários em “5 Dicas para escrever um bom texto de SEO”

  1. Pingback: Texto para SEO, o que não fazer - Saiba Comprar - Analises, Dicas, Tecnologia e Marketing Digital

  2. Pingback: 5 Extensões de SEO para seu Chrome/Opera (Grátis) - Saiba Comprar

  3. Pingback: O que é SEO? Entenda os benefícios desta técnica - Saiba Tech

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *