Texto para SEO, o que não fazer

Texto para SEO o que não fazer

Muito se fala sobre texto para SEO, e sobre o que fazer, neste artigo vamos falar o que não fazer no momento de produzir um bom texto de SEO. 

Quando falamos sobre texto para SEO, sobre como criar conteúdo é importante, muitas vezes nos preocupamos com a parte “matemática” da coisa, mas esquecemos do principal que é a produção de texto. 

Escolher uma palavra-chave com poucas buscas

Um dos grandes erros no momento de escolher a palavra-chave é pensar e confiar apenas no seu instinto para decidir tomar essa decisão para sua produção.

Ao produzir um texto para SEO é importante que você encontre palavras chaves que façam sentido, mas, em simultâneo, elas devem fornecer acesso ao seu site.

Para escolher a palavra-chave adequada é sempre muito importante o uso de uma ferramenta como, por exemplo, o Ubersuggest (Não é divulgação) ou o Google Trends, onde você pode verificar se há buscas para a palavra-chave que você deseja.

Afinal não adianta ficar em primeiro lugar graças a um excelente texto para SEO e não ter acessos em seu site.

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Escolher um tema sem pensar no público alvo

Este é um problema muito comum, muitas vezes ao produzir o texto para seguimos o passo anterior e decidimos pela palavra-chave de foco com mais buscas, mas será que é relevante para o meu público?

Antes de sair escrevendo crie uma persona, mesmo que simples, avalie quem é seu público, tente entender o que ele busca, o que ele gosta, pois, isso vai lhe proporcionar mais que acesso, mas sim um acesso de qualidade que vai consumir seu produto, ou interagir bem com seus textos. 

Parágrafos muito longos

Ao produzir um texto para SEO muitos redatores se sentem tentados a prosseguir o assunto e não reparam em algo muito importante, o tamanho do parágrafo.

Não vou obrigar você a seguir um tamanho X ou Y de parágrafo com uma quantidade de palavras, mas quanto mais curto mais fácil a leitura.

Ao criar um parágrafo muito longo você pode passar a impressão de que seu texto para SEO está maior que realmente é.

Repetições em excesso

A repetição é muito importante no texto para SEO, porém você deve tomar cuidado ao faze-la, muitas vezes seu texto está com todas as regras certas, na quantidade correta de repetições entre 1 e 3%, porém você está fazendo no local correto? 

Não basta apenas repetir ou acrescentar a palavra-chave de foco que você deseja solta no texto, observe o contexto, o bom senso é tão importante quanto qualquer outra técnica.

Revisão mais é importante que qualquer regra

Em dados momentos ao escrever um texto para SEO a preocupação com as regras e fatores de ranqueamento são grandes e podem ser uma armadilha, antes de publicar releia, se possível peça para outra pessoa ler. 

Muitas vezes erros de português passam desapercebidos e isso é normal, visto que nossa vista está “viciada” naquilo que escrevemos, e não é vergonha pedir uma revisão a um amigo.

Porém, caso você não tenha quem revise o texto há ferramentas que podem ajudar além do clássico corretor ortográfico do editor de texto, e uma dica pode ser o LanguageTool que pode facilitar em muito sua vida.

Além disso, após escrever pode ser importante dar uma pausa, esperar alguns minutos para que você mesmo leia o que escreveu e veja se está fazendo sentido.

Concluindo podemos dizer que nem só de regras técnicas existe um texto para SEO, são importantes como no caso da seleção de uma boa palavra-chave e porcentagem dela presente em sua produção.

Mas um texto bem escrito, conciso, com boas informações e uma leitura fluida pode trazer acessos de qualidade que irão avançar dentro de seu blog, site institucional ou e-commerce.

Quer mais dicas? Gostou dessas? Veja mais dicas em nosso blog, deixe nos comentários sobre qual assunto você quer saber.

2 comentários em “Texto para SEO, o que não fazer”

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