Antivírus gratuito vale à pena?

antivírus gratuito vale à pena?

Eis que você precisa proteger seu computador e surgem várias perguntas entre elas está: “Antivírus gratuito vale à pena?”.

Hoje vamos ajudar a responder esta pergunta que muita gente tem se feito principalmente quem tem necessitado cada vez mais utilizar seu computador, e vamos aqui tentar lhe ajudar com suas dúvidas. 

Antivírus gratuito, melhor ter que não ter

Podemos começar desta forma, diferente do que muitos dizem que apenas ter cuidado com o uso, e conhecimento são o melhor antivírus, porém hoje na internet existem cada vez mais ameaças à segurança das nossas informações.

Antes de instalar um antivírus gratuito precisarmos entender que esta ferramenta tem suas limitações, afinal se trata de uma versão grátis de uma ferramenta paga, porém mesmo com suas limitações ainda valem à pena.

Limitado, porém ainda protege

Se você está pensando em não instalar nenhuma proteção em seu computador, pois os antivírus gratuitos são limitados em termos de ferramentas e extras, esse talvez seja o momento de repensar.

O único motivo para não instalar um antivírus gratuito no seu PC é para utilizar uma solução paga e mais completa. 

Se o motivo da não instalação de um software de proteção em seu computador é, por exemplo a baixa quantidade de recursos você sabia que existem antivírus que consomem poucos recursos da sua máquina?

Isso mesmo, existem antivírus gratuitos que são pensados em máquinas com recursos reduzidos, mas se o seu caso é para jogos, a maioria dos softwares de proteção modernos fornecem um modo para jogos onde consomem baixa quantidade de memória.

Veja também: Como escolher o melhor antivírus grátis para 2021

Antivírus gratuito para empresa vale à pena?

Se você é um empresário e está se fazendo esta pergunta provavelmente porque não tem como investir em uma ferramenta ou não o quer agora.

Antivírus gratuitos fornecem uma boa proteção principalmente para usuários domésticos, mas desde pequenas, médias e grandes empresas pode não ser tão bom negócio. 

Computadores domésticos lidam com poucos dados sensíveis, ou mesmo com quase nenhum, geralmente servem para estudo ou mesmo entretenimento.

No caso de uma empresa é importante ressaltar que estão sendo passados dados de clientes, dados financeiros, e muitas vezes informações importantes por isso ter uma ferramenta de antivírus paga pode ser interessante.

Logicamente é melhor ter um antivírus grátis do que não ter, mas se você deseja realmente proteger seus dados pense em uma solução paga.

Conclusão vale à pena ou não ter um antivírus gratuito?

Sim, ter um antivírus gratuito é com certeza melhor ter que não ter, lembrando é claro que estas ferramentas fornecerão proteção básica, muitas vezes apenas contra vírus e não contra outras ameaças, mas tende a proteger a maioria dos usuários domésticos.

Se o seu caso é o de uma empresa ou possui uma máquina que é utilizada para trabalho avalie a possibilidade de adquirir uma ferramenta paga para uma proteção mais ampla e profissional.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Sugestão? Deixe nos comentários, e compartilhe. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.