5 dicas para aumentar a vida útil do seu Notebook

5-dicas-para-aumentar-a-vida-util-do-seu-notebook-1

Se você chegou aqui provavelmente já se fez aquela pergunta: “Como o notebook do fulano dura tanto e os meus quebram e se tornam inúteis rapidamente?”.

Aqui você vai ter 5 dicas para aumentar a vida útil do seu Notebook, vale muito apena ler até o final, vai lhe poupar tempo e dinheiro.

1 – Não utilize em superfícies muito macias

Esse é o principal erro cometido pela maioria dos donos de Notebook, é colocar o aparelho em superfícies macias como:  camas, travesseiros, mesas com toalhas macias, pois bem, isso pode ser um fator que vai diminuir em muito a vida útil do seu Notebook.

Utilizar o notebook na cama pode até ser confortável, mas este tipo de superfície bloqueia as saídas de ar diminuindo a vida útil do aparelho.

Um dos maiores motivos de problemas em Notebooks é o super aquecimento, já que devido ao seu design, existem poucas tomadas e saídas de ar para dissipar o calor, e colocando em cima de superfícies macias o seu computador terá estes espaços inutilizados aumentando o calor no aparelho.

2 – Mantenha o Notebook limpo

Limpe o teclado e a carcaça com um pano, de preferência sem o uso de produtos a base de água, existem produtos específicos para limpeza de eletrônicos, pois a umidade gera oxidação das partes metálicas internas e externas.

Jogue um ar

Você não leu errado, sim você irá “jogar um ar”, porém nas saídas e entradas de ar do seu Notebook, mas não exagere, pode ser com um secador de cabelo mesmo (logicamente que com ar frio).

Como já sabemos o super aquecimento causa diminuição drástica na vida útil de um notebook, e suas saídas de ar tem limitações, e muitas vezes podem ser obstruídas por pelos, e poeira (que inclusive pode parar o ou os coolers).

Para evitar que seu computado sofra com as sujeiras do dia a dia, basta soprar a saída de ar de tempos em tempos.

Não assopre com a boca

Pode parecer mais prático que pedir um secador emprestado (caso você não tenha), ou mesmo ligar este aparelho para fazer a limpeza, porém soprar seu notebook com a boca pode ser um erro.

Por mais que você seque sua boca antes de fazer o ar irá com saliva que pode ocasionar danos e oxidação a longo prazo nos contatos metálicos da placa mãe.

3 – Mantenha o Sistema Operacional Atualizado

Parece chato e que tome um tempo, atualizar o sistema operacional do seu notebook é extremamente útil para aumentar sua vida útil.

Ao atualizar o sistema operacional você aumenta a vida útil do seu notebook, pois normalmente estas atualizações contem novos drivers otimizados para uma melhor performance.

Além disso, muitos sistemas operacionais em suas atualizações recebem melhorias para diminuir o consumo de determinados recursos.

4 – Cuidado ao carregar seu Notebook

Parece meio óbvio dizer isso, mas no dia a dia as pessoas se esquecem de pequenos cuidados ao carregar seus notebooks.

Luva para Notebook
Muitas vezes ter uma boa luva pode ajudar a aumentar a vida útil do seu notebook pois diminuirá em muito o impacto ao carregar a máquina.

Ainda há muitos notebooks no mercado que ainda vem com os tradicionais HDs, além do mais mesmo componentes que são soldados podem sofrer com vibração excessiva, solavancos e movimentações abruptas, por isso é recomendável sendo carregado em mochila ou maleta de qualidade.

Não guarde o Notebook em Modo de Descanso

Às vezes pela praticidade ou correria você vai se sentir tentado a simplesmente baixar a tampa do seu computador e deixar ele em modo de descanso, pois é mais rápido do que desligar.

Ao carregar seu notebook em modo de descanso você estará danificando-o, e indo ao caminho contrário de aumentar sua vida útil.

Durante o modo de descanso o notebook não desliga, ele entra em uma espécie de “hibernação”, onde alguns recursos continuam sendo utilizados.

Mesmo que pouco, não é uma boa ideia deixar sua máquina neste modo, guardada em uma mochila ou mala, fora que isso pode ocasionar danos ao seu HD (caso não seja um SSD).

5 – Não force demais seu Notebook

Você acabou de comprar o Notebook, quer utilizar todas as funções, e você só para no momento em que ele começa a travar ou apresentar os famosos lags.

Pois bem, utilizar até o limite pode fazer com que a vida útil do seu notebook caia em muito, já que ele super aquecerá para atender a demanda de uso, para controlar isso existem softwares que funcionam como widgets em sua tela que lhe mostram o uso. 

Não deixe os recursos chegarem a 100% de uso, sempre modere, e não force demais o hardware, deixe aquela “gordurinha” para um momento em que realmente for necessário, a longo prazo isso aumentará a vida útil de sua máquina. 

Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos, deixe sugestões nos comentários.

2 comentários em “5 dicas para aumentar a vida útil do seu Notebook”

  1. Pingback: Vale apena comprar uma base com cooler para Notebook? - Saiba Comprar - Analises, Dicas, Tecnologia, Economia

  2. Pingback: Qual o melhor cooler para notebook? - Saiba Comprar - Analises, Dicas, Tecnologia e Marketing Digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *