TV Box: dicas para não cair em uma fria

TV Box como escolher?

As TV Box estão no mercado aos montes, assim como com o surgimento desses aparelhos surgiram diversas notícias ligando esses aparelhos à pirataria, aqui vamos ajudar você a não cair em uma fria. 

Conteúdos da postagem

O que é a TV Box?

Antes de continuar é importante entender o que é uma TV Box e suas funções, e porque tanta gente tem procurado cada vez mais por estes aparelhos.

Respondendo a pergunta principal a TV Box é um aparelho que pode agregar funções de Smart TV a uma TV que não as tenha, ou então para modelos de Smart TV mais antigos que não dão suporte aos softwares mais recentes.

O TV Box da Xiaomi é um dos modelos Android TV mais desejados do mercado atualmente pelo seu custo-benefício.

A por definição do que é um TV Box temos um aparelho que pode ser uma pequena “caixa” com um hardware rodando um sistema similar ao de muitas Smart TV, sendo que alguns modelos mais robustos permitem até a execução de jogos. 

As principais perguntas sobre o tema sempre são: TV Box é pirataria? TV Box é legal?

A resposta é simples: TV Box pode ser legal, mas ao mesmo tempo pode ser pirataria, tudo depende de fatores como: sua origem e seu uso.

Para escolher um aparelho legalizado é importante levar em conta alguns fatores na hora da compra da sua TV Box.

Certificação da Anatel

logo anatel TV BOX
Por mais que possa parecer besteira, uma TV Box com selo da Anatel com certeza lhe causará menos dores de cabeça

Por se tratar de um aparelho que se conectará à uma rede, principalmente via WI-Fi, é importante levar em conta que o aparelho de TV Box possua certificação da Anatel.

Para muitos pode até parecer besteira, porém como os TV Box possuem várias origens e são vendidos para vários países caso não estejam padronizados podem gerar interferência.

Por exemplo uma placa de Wi-Fi que trabalhe em uma frequência similar aos celulares pode interferir na comunicação de sua vizinhança.

Ou seja, o ideal para evitar dores de cabeça causadas por um aparelho de origem duvidosa pode ser verificar a existência do selo de certificação da Anatel. 

Fabricantes famosos

Atualmente existem vários fabricantes de confiança que distribuem TV Box pelo Brasil, abaixo uma pequena lista dos fabricantes que distribuem seus produtos de maneira oficial no país. 

  • Amazon 
  • Aquário
  • Multilaser
  • Apple
  • Intelbras
  • Xiaomi (Alguns modelos possuem distribuição oficial)

Os preços destas marcas podem variar, entre 250 a 2000 reais dependendo do modelo escolhido.

Os fabricantes citados acima em suas revendas oficiais no Brasil possuem modelos certificados pela Anatel, podem existir muitos mais fabricantes, porém estes são os mais famosos no mercado.

Evite IPTV Pirata

Muitas pessoas compram TV Box com a intenção de utilizar o “gatonet”, também conhecido como o IPTV pirata.

Porém tome cuidado, pois esta prática além de ilegal pode gerar riscos às informações de sua rede, neste artigo explicamos melhor: IPTV ou TV Pela internet é pirataria?

Como escolher uma boa TV Box

Sabendo que TV Box não é pirataria, agora precisamos levar em conta os fatores técnicos na hora de escolher a sua, estes podem impactar diretamente na performance e compatibilidade do seu aparelho com aplicativos. 

  • Memória RAM: Assim como em um smartphone a memória RAM é muito importante, aparelhos com pouca memória tendem a travar seja no carregamento de aplicativos, execução (imagens congelando por exemplo), e por muitas vezes diminuindo sua vida útil por receberem poucas atualizações.
  • Sistema Operacional: Assim como um smartphone as TV Box possuem vários sistemas operacionais, opte por modelos com Android TV, modelos com um sistema próprio tendem a possuir uma gama menor de aplicativos o que pode implicar em algumas frustrações.
  • Armazenamento: último e não menos importante, pode parecer tentador economizar por conta de alguns gigas, mas uma TV Box com pouco armazenamento pode resultar em menos opções de aplicativos.
    Além do mais seu aparelho utilizará o armazenamento durante os streamings, visto que é realizado um cache (um pré download durante a execução para não haver travamentos), quanto melhor e maior seu armazenamento menos dores de cabeça você terá. 
Adquirir um teclado para sua TV Box também pode ser interessante, um dos poucos acessórios para este tipo de aparelho que recomendamos, vai te poupar muito tempo na hora de navegar.

Escolha a TV Box que mais se adequa ao seu uso

Sabendo de todas as limitações, opções, e dicas para não embarcar em uma fria quando for comprar sua TV Box, basta escolher o modelo que mais cabe no seu bolso e em suas necessidades de uso. 

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos, deixe comentários caso encontre algo para ser acrescentado.

O Saiba Comprar é um projeto independente que busca auxiliar as pessoas a comprarem melhor sem cair em frias e ciladas.

3 comentários em “TV Box: dicas para não cair em uma fria”

  1. Pingback: 5 Serviços de IPTV legais do Brasil grátis e pagos - Saiba Comprar

  2. Pingback: Assistir TV pela internet: veja as formas legais - Saiba Comprar

  3. Pingback: IPTV é legal no Brasil? TV Box é Pirataria? - Saiba Tech

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *