HD ou SSD qual devo escolher?

Esta é uma dúvida recente para quem vai trocar de computador ou dar upgrade no atual: “HD ou SSD, qual devo escolher?

Para te ajudar a não cair em uma cilada e desperdiçar dinheiro a toa neste post você verá qual a melhor alternativa para seu computador. 

Para entender se a escolha entre HD ou SSD é relevante para o momento primeiro você deve conhecer os prós e contras de cada tecnologia que vamos listar abaixo

HD (Disco Rígido)

O HD é uma das tecnologias mais antigas vigentes para armazenamento no mercado, ainda sendo muito populares em relação aos SSDs devido a uma série de fatores. 

Apesar de uma tecnologia mais antiga continuam inclusive sendo a forma de armazenamento padrão de fábrica de muitos dispositivos como notebooks e computadores.

Vantagens do HD

Um hd tradicional visto por dentro.
  • Preço mais em conta: por se tratar de uma tecnologia há mais tempo no mercado o HD possui preços mais em conta, seu hardware possui um preço de produção menor o que resulta em um custo final menor também. 
  • Grandes espaços de armazenamento: os HDs são conhecidos por possuírem grande capacidade de armazenamento há um baixo preço devido à sua forma de construção e tecnologia com modelos tradicionais com mais de 10 a 20TB.

Contras do HD

  • Tecnologia ultrapassada: o que torna seu preço menor também é seu “calcanhar de aquiles”, o sistema de armazenamento de disco rígido é ultrapassado e dependente de muitas peças mecânicas móveis. 
  • Muito frágil: por depender de partes mecânicas móveis os HDs são muito sensíveis a fatores como movimentos bruscos, alterações para altas temperaturas, e podem gerar danos irreversíveis e perda de informações. 
  • Velocidade de leitura/Escrita baixa: apesar do grande espaço de armazenamento o HD tradicional possui uma baixa velocidade de transferência, que varia de 50 a 120mb/s nos modelos mais recentes de alguns fabricantes chegando a 200mbps, prometendo 300mb/s.
  • Funcionamento com ruídos: devido ao seu sistema de leitura de disco através de uma agulha o HD pode gerar ruídos, e quanto mais 

SSD (Solid State Drive)

Esta é a mais recente das tecnologias de armazenamento, vem se popularizando cada vez mais e seus preços vêm se reduzindo ao passar dos anos. 

SSD modelo SATA, um dos mais tradicionais do mercado

Os SSDs (Solid State Drive) utilizam de uma tecnologia que não necessita de partes móveis, podendo ser dispositivos SATA, placas PCI Express ou mesmo slots próprios como o M2. 

Veja também:Vantagens dos SSD para as empresas

Vantagens do SSD

  • Alta velocidade de leitura e escrita: os SSDs são conhecidos por suas velocidades de leitura e escrita muito superiores às dos HDs tradicionais.
    Os modelos de SSDs que existem no mercado podem variar de 500mb/s até mais de 7gb/s dependendo do modelo escolhido.
  • Duros na queda: diferentes dos HDs estes dispositivos não possuem peças móveis, o que permite que suportem mais chacoalhões e movimentações que podem ocorrer principalmente em dispositivos móveis como notebooks, não correndo o risco de perda do disco.
  • Menor consumo de energia: principalmente para dispositivos móveis pode ser uma grande vantagem.
    Alguns fabricantes chegam a prometer pelo menos 2x menos consumo de energia que um HD tradicional.
  • Silencioso: por não contar com partes móveis os SSDs não emitem ruídos ou barulhos durante o processo de leitura, o que é vantajoso. 
Um modelo de SSD M2, a tecnologia mais recente que permite uma maior velocidade de leitura e escrita que os tradicionais SATA.

Desvantagens do SSD

  • Custo por espaço maior: já foi mais caro, mas ainda sim os SSDs tendem a ser mais caros que os HDs equivalentes de espaço, por exemplo um SSD SATA de 500gb pode custar mais de R$ 400,00, um modelo M2 pode chegar a mais de 600 reais, enquanto um HD de 1tb pode custar em torno dos R$ 300,00 ou menos. 
  • Menor vida útil: não há como dar um prazo de vida útil preciso de um SSD, porém como ele se utiliza de uma tecnologia de células de leitura elas se desgastam conforme são feitas principalmente operações de escrita, sua vida útil pode ser menor que a de um HD tradicional sem levar em conta a facilidade que o disco rídigo pode sofrer danos. 

SSD dura pouco?

Esta é uma pergunta importante que muita gente faz, e a vida útil de um SSD pode variar, atualmente muitos modelos de SSD começam a apresentar algum mau funcionamento após processar em torno de 500 a 700TB (terabytes) de informações o que é muito.

De acordo com publicações especializadas, em média se utiliza 20tb de informações por ano, o que permite uma boa vida útil ao dispositivo.

Quando preciso trocar meu HD por um SSD?

Principalmente em máquinas “mid” e “high end” principalmente gamers o HD pode ser um grande gargalo, principalmente para carregar, abrir e executar aplicativos e jogos. 

Além do mais os SSDs melhoram a inicialização do seu sistema operacional, e muitos softwares se beneficiam deste periférico, porém se você possui um computador muito antigo, com um processador muito fraco ou com pouca memória ram pode ser que este investimento não surta tanta diferença. 

3 comentários em “HD ou SSD qual devo escolher?”

  1. Pingback: Vantagens dos SSD para as empresas - Saiba Comprar

  2. Pingback: Vale a pena instalar Discos SSD ? - Saiba Comprar

  3. Pingback: Vale a pena instalar Discos SSD ? - Saiba Tech

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *