Como aumentar a vida útil do seu celular (Smartphone)

Como aumentar a vida útil do seu celular (smartphone)

Aqui você vai ver várias dicas de como aumentar a vida útil do seu celular ou smartphone (como preferir chamar). 

Um fato é quanto mais tecnologia nos aparelhos mais utilizamos, maior a demanda e a importância em nossas vidas e maior o preço, ou seja, quanto mais tempo durar melhor. 

Se você quer aumentar a vida útil do seu celular, abaixo vão dicas importantes que vão fazer com que seu smartphone dure mais. 

1 Evite deixar a bateria se esgotar

Isso mesmo, este é um erro muito comum que pode causar uma diminuição da durabilidade da bateria do seu smartphone. 

Realizar as cargas da maneira correta pode aumentar a vida útil do seu celular em mais tempo, o famoso “a bateria criou memória”.

O que acontece é que as baterias modernas de Íon Lítio possuem uma baixa tolerância a temperaturas muito elevadas, por isso é recomendado não deixar zerar a bateria.

O ideal é que você carregue seu celular antes de chegar aos 20%.

Ao deixar a bateria se esgotar o aparelho precisará puxar uma carga maior, o que vai fazer com que uma bateria que duraria 2 a 3 anos, dure menos. 

2 Não deixe seu celular superaquecer

Há aparelhos que possuem uma temperatura de operação elevada, principalmente os de alta performance para jogos. 

Porém para a maioria dos aparelhos altas temperaturas são um vilão, já que aumentam o desgaste do hardware, inclusive podendo ocasionar danos à bateria. 

Se você quer aumentar a vida útil do seu celular, tenha cuidado com altas temperaturas por longos períodos. 

3 Mantenha seu Smartphone atualizado

Muita gente evita atualizações pelo simples fato de não querer ficar reiniciando o aparelho ou pelo tempo que demora para instalar. 

Porém se você quer aumentar a vida útil do seu celular é importantíssimo mantê-lo atualizado.

As atualizações não protegem apenas contra vírus e ataques, mas corrigem falhas de sistema que fazem com que seu aparelho possa não ter um funcionamento adequado. 

4 Evite o uso do celular na tomada

Isso mesmo, há fabricantes inclusive que recomendam no manual de usuário evitar utilizar o aparelho na tomada para rodar apps pesados como jogos, por exemplo, ou fazer ligações.

Caso o aparelho esteja com 100% de bateria já o remova da tomada, e caso esteja carregando evite o uso do aparelho. 

Por estar na tomada puxando corrente para a bateria o aparelho já ficará quente, abrir aplicativos, principalmente os pesados ou fazer ligações a temperatura que já subiria naturalmente pode ficar perigosa. 

Há casos onde o aparelho pode estufar a bateria a ponto de explodir, então tome cuidado com o uso do celular na tomada. 

5 Cuidado onde você utiliza o celular

Apesar de ser a 5ª dica, não é a menos importante, segui-la pode ajudar mais ainda a aumentar a vida útil de seu celular.

Ao utilizar seu smartphone no banho, ou deixá-lo exposto ao sol por muito tempo podem ocasionar danos ao aparelho.

No caso do uso do celular no banheiro, principalmente no banho, a umidade pode ocasionar oxidação dos componentes de contato o que irá gerar mal funcionamento de componentes por mal contato. 

No caso de longa exposição ao sol, principalmente em superfícies como painel do carro, a alta temperatura pode ocasionar superaquecimento e danos aos componentes.

6 Não deixe seu aparelho com o armazenamento muito cheio

Isso mesmo, o armazenamento do dispositivo cheio pode ser um vilão, pois ele necessitará processar os arquivos para abrir os apps ou executar as tarefas.

Deixar seu smartphone ficar cheio de arquivos fará com que o processador tenha que trabalhar mais para abrir arquivos, apps, etc. 

Há casos de aparelhos que chegam a reiniciar sozinhos ou mesmo “apagar”, por isso sempre faça backups na nuvem em locais seguros, ou mesmo no seu computador através do cabo USB. 

Deixar o celular muito cheio pode gerar inclusive perda de dados, principalmente em aparelhos com mais de 64gbs, há casos onde os arquivos começam a ficar corrompidos.

7 Nem toda capinha vai aumentar a vida útil do seu celular

Todo mundo que tem um smartphone ou celular acaba correndo para comprar uma capinha, de preferência a mais “robusta” possível.

Porém nem toda capinha é benéfica ao smartphone, elas podem até proteger de pancadas e quedas, porém atrapalham a dissipação do calor. 

Devido a necessidade de serem o mais compactos possível, os celulares modernos possuem dissipação passiva (sem ventoinhas), dependendo da troca de temperatura da carcaça com o ambiente. 

Por isso cuidado com capinhas muito grossas e cheias de coisas, pois materiais emborrachados são péssimos condutores de calor, e fazem com que o calor se concentre no aparelho superaquecendo-o.

8 Desabilite os recursos que você não está utilizando

Os smartphones modernos possuem inúmeros recursos: Bluetooth, espelhamento de tela, ponto de wifi, 4g, 5g, localização, entre outros. 

Porém quando estes recursos estão ligados além de consumirem a bateria roubam a performance do aparelho. 

Por exemplo, o Bluetooth e o Wifi são recursos que podem ficar desabilitados quando você não estiver utilizando-os para redes e compartilhamento.

No caso do Wifi ele tenta buscar redes próximas o tempo todo, o que faz com que o aparelho use poder de processamento.

No caso do Bluetooth ele irá tentar enxergar os dispositivos disponíveis para parear que gera efeito similar ao do wifi. 

Outro grande vilão que consome bateria e recursos do sistema é a localização, que nem sempre precisa estar ligada, afinal nem todo app necessita dela. 

9 Cuidado com os carregadores baratinhos

Principalmente os aparelhos que utilizam de USB-C, e os Iphone possuem carregadores e cabos mais caros, porém cuidado com os modelos alternativos.

Nem todo carregador que não é o original é ruim, porém há modelos com baixíssima qualidade.

Tente sempre buscar por marcas que possuam algum nome no mercado, carregadores e cabos de baixa qualidade podem ocasionar curtos, entre outros problemas sérios que podem gerar danos permanentes ao aparelho.

Evite principalmente aqueles modelos com mais de duas portas USB, muitos desses passam por problemas de superaquecimento. 

Se você quer aumentar a vida útil do seu celular opte por bons carregadores, é um investimento que vale a pena.

Gostou destas dicas? Conhece mais alguma? Deixe nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.