Notebook Gamer vs PC Gamer, qual o melhor?

PC Gamer ou Notebook Gamer, qual o melhor?

Você precisa comprar um novo computador e a sua intenção é para jogos, porém você está na dúvida devido a proximidade de preços entre um notebook e um PC Gamer. 

Aqui vou te ajudar a entender qual a melhor escolha, o Notebook Gamer ou PC Gamer. 

Notebook Gamer

Os notebooks gamer vêm se popularizando cada vez mais no mercado, e em muitos casos se tornando mais populares que os PCs.

Em muitos momentos pode ser mais vantajoso optar por um Notebook Gamer e abaixo vou listar as vantagens e desvantagens

Vantagens do Notebook Gamer

  • Mais compacto: não tão compacto quanto um notebook tradicional, porém ocupa menos espaço que um gabinete de PC.
  • A maior parte dos modelos vem com Windows: ainda não é tão comum PCs Gamer que já venham com uma licença do Windows instalada (Acredite comprar por fora não é tão barato).
  • Relativa mobilidade: não espere um aparelho leve, porém muito mais fácil de carregar que um gabinete, podendo ser levado para qualquer canto.

Desvantagens do Notebook Gamer

  • Problemas de aquecimento: o fato de serem mais compactos faz com que os notebook gamer aqueçam mais que um PC, e esta situação neles é mais difícil de sanar.
  • Vida útil relativamente curta: não que dar upgrade em um PC seja barato, mas em um notebook Gamer é muito difícil, se limitando na maioria dos casos a colocar mais memória ram, ou alteração de discos (SSDs ou HDs).
  • Preços: apesar dos PCs estarem caros, os melhores Notebooks gamer costumam ser mais caros ainda, e por não haver a possibilidade de upgrade para quem deseja os melhores gráficos vai ter que desembolsar bastante dinheiro.
  • Configurações limitadas: o notebook gamer tem suas configurações já pré estabelecidas pelo fabricante, o que limita a opção de placas de vídeos e processadores. 

PC Gamer

O bom e velho PC Gamer, gabinete, teclado, e mouse, vários modelos, opções, prontos, montados de acordo com a necessidade. 

Abaixo vamos listar as vantagens e desvantagens do PC Gamer

Vantagens do PC Gamer

  • Possibilidade de upgrades: não que será barato, mas um PC permite uma gama maior de upgrades como: troca de processador, placa de vídeo, memória ram, entre outros periféricos. 
  • Aquece menos: isso é um fato, diferente do Notebook Gamer, em um gabinete você pode alterar os fans, ou mesmo trabalhar com sistema de watercooler eficazes que diminuem muito a temperatura. 
  • Mais opções de hardware: no PC Gamer existe uma variedade maior principalmente de placas de vídeos e processadores, o que permite uma grande variação de combinações desde mid a high end. 

Desvantagens do PC Gamer

  • Ocupa mais espaço: afinal você estará utilizando um gabinete com teclado, mouse, e se você optou pelo PC com certeza um monitor com um bom tamanho e resolução. 
  • Custo do RGB: infelizmente a moda do RGB que deixa o PC bonito mas para a tristeza de muitos não traz FPS, ajudou a deixar alguns componentes mais caros. 
  • Dificuldade de achar placas de vídeo baratas: pelo menos quando este artigo foi escrito existe uma escassez de placas de vídeo gerada por vários fatores, entre eles a mineração de criptomoedas.

Compatibilidade e gargalo no PC Gamer

Apesar da maior vantagem do PC Gamer ser a possibilidade do UPgrade que não é possível nos notebooks, você deve se atentar a dois fatores: compatibilidade e gargalos.

Existem muitas opções de hardware no mercado de PCs, inclusive muito hardware bom e muito hardware supostamente bom.

Gargalo no PC Gamer

Por muitos modelos serem montados de maneira customizada ou por empresas que não são fabricantes é comum encontrar opções com processadores de entrada e placas de vídeo high end, e o contrário: processadores high end e placas de entrada.

Em ambas as questões citadas acima o seu PC Gamer pode sofrer com o problema de gargalo do hardware fraco segurando o forte.

Nem tudo que tem RGB é PC Gamer

RGB não dá FPS no PC Gamer
Ao escolher o PC não vá pelo RGB, mas pelo hardware que está lá. Afinal RGB não dá FPS.

Essa é uma grande verdade, a frase “nem tudo que reluz é ouro” pode ser traduzida no século XXI para: “nem tudo que tem RGB é PC Gamer”.

Cuidado com aquele PC Gamer bonitinho, cheio de RGB e “barato”, existem muitos PCs Gamer que são montados com Hardware de estoque antigo ou de entrada.

Inclusive existem opções com placas de vídeo defasadas ou integradas que geram uma péssima experiência ao jogar, ou muitas vezes sequer rodar os seus jogos favoritos.

Inclusive muitas destas opções que são ciladas (Core I5 ou i7 de até 5ª geração por exemplo) podem ser inferiores a opções de notebooks gamer que estão no mercado.

E o pior, ao pegar um PC Gamer montado sobre uma plataforma antiga pode dificultar muito os upgrades. 

Qual comprar então: PC gamer ou Notebook Gamer?

Tudo depende da sua necessidade, se você tem pouco espaço e necessita de mobilidade, não se preocupa de jogar os últimos lançamentos com os gráficos no último, um notebook gamer pode ser uma excelente opção.

Agora, se você possui um bom conhecimento de hardware, deseja escolher algo mais personalizado para sua jogatina e não tem problemas com espaço e não precisa carregar o computador o PC Gamer pode ser uma excelente opção.

Gostou deste artigo? Tem mais alguma dica? Deixe nos comentários abaixo.

1 comentário em “Notebook Gamer vs PC Gamer, qual o melhor?”

  1. Pingback: Vai comprar um teclado de computador? Veja essas dicas - Saiba Tech

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.