O que é SEO? Entenda os benefícios desta técnica

O que é SEO? Como fazer?

Muito se fala sobre esta técnica do Marketing Digital, mas o “que é SEO?” é uma fórmula mágica que vai ajudar o seu site à crescer?

SEO é a sigla para: Search Engine Optimization, que em uma tradução livre seria: otimização para mecanismos de buscas.

Antes de começar: O que você encontra neste artigo são generalizações, para entender o que é SEO a fundo é importante estudar as várias ferramentas, fatores e etc. Este artigo te ensinará o conteúdo introdutório que você precisa para ter uma base.

Entendendo o Conceito de SEO

Sabendo o nome fica mais fácil entender o que é SEO, e assim entender o conceito, e sua utilidade no dia a dia para quem vive da internet sejam: blogs, canais do Youtube (Sim existe SEO Para o Youtube), Marketplaces (Sim neles também é possível fazer), E-commerces, ou seja, existem formas de otimizar para mecânismos de buscas.

SEO não é só o Google

Como sabemos o Google é o maior de todos os buscadores, e quando perguntamos o “que é SEO?” para muitas pessoas, até especialistas, eles respondem para simplificar que é otimizar o site para o Google.

Mas existem outros buscadores além do Google, logicamente eles hoje são responsáveis por mais de 90% das buscas da internet, as outras fatias são divididas por seus concorrentes:

  • Bing
  • Baidu
  • Yandex
  • DuckDuckGo

Além do mais existem buscadores internos dentro de sites que demandam de um trabalho de SEO (específico para cada plataforma), e é possível realizar em plataformas como:

  • Youtube
  • Amazon
  • Mercado Livre
  • Olx (sim no OLX é possível otimizar)

Simplificando o que é SEO

A essa altura você deve estar se perguntando: “mas o que este cara está falando? É muita coisa”. E aí eu te respondo: “calma que vou ser rápido e explicar o conceito”.

Se você possui um site de serviços, cursos, e-commerce (b2b, ou b2c), ou blog. Com quem você tem que concentrar seus esforços em um primeiro momento é no Google.

Atualmente o Google possui fatores de ranqueamento que fazem com que o seu site suba ou não dentro do SERP (Search Engine Results Page) ou a página de resultados de busca.

Então respondendo o que é SEO: é toda otimização realizada para mecanismos de buscas, seja ele o Google ou não.

Quais são os fatores de indexação do Google

Ao todo existem 172 fatores de ranqueamento do Google, mas calma você não precisa decorar todos para indexar bem, precisa conhecer e atender aos principais apenas.

Aqui vou mostrar de forma simples sem detalhar muito os fatores de busca do Google, agora não vamos nos preocupar com estes fatores todos.

  • Page Authority/Pagerank.
  • Histórico do domínio
  • Autoridade do domínio.
  • Conteúdo original e confiável.
  • Velocidade de carregamento.
  • Relevância dos links.
  • Tamanho do conteúdo (No mínimo 300 palavras, ideal de 500).
  • Palavra-chave na Tag Title.
  • Palavras chaves no conteúdo (H1, H2, H3, H4).
  • Tempo do usuário na página

Agora que você sabe o que é SEO, como aplicar?

Existem várias formas de aplicar SEO no seu site, a primeira é através da contratação de um agência especializada, porém se você não tem como, algumas tarefas podem ser realizadas por você.

Verificação de performance de SEO

Primeiro fator que deve ser considerado é o desempenho, e esta pode ser verificada através de várias ferramentas, e a principal delas é o Page Speed Insights do Google.

Tela do Google Page Speed Insights

Muitas das sugestões que ele irá lhe apresentar podem provavelmente demandar de um programador, porém coisas simples como: imagens mais compactas ou nos formatos recomendados podem ser aplicadas pelo próprio usuário.

Link para o Google Page Speed Insights

Produção de conteúdo de SEO

Se você não tem como pagar um redator, você mesmo pode produzir os conteúdos, logicamente que você terá que percorrer um caminho de aprendizado para obter resultados.

Já entendendo o que é SEO, e entendendo que seu texto deve ser original (isso mesmo, não copie de outros sites), você já tem um bom início, evite também cair na ilusão de colocar notícias do seu setor em seu site, isso ao invés de ajudar vai atrapalhar.

Por que eu preciso saber o que é SEO?

Esta é uma pergunta muito importante quando falamos o que é SEO, entenda que é importante conhecer e entender sobre o assunto caso você trabalhe em um dpto. de marketing ou irá contratar pela sua empresa, porém não é necessário que você se torne um especialista.

Caso você tenha um blog e viva de produção de conteúdo é importante conhecer o máximo possível sobre o assunto, afinal isso é o que vai fazer com que você se destaque dos concorrentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *