PC Gamer Intel Xeon – Vale à pena? Mitos e Verdades

PC Gamer com Intel Xeon Mitos x Verdades

Muito tem se falado nos últimos anos na internet sobre a solução para o problema do hardware caro os Kits de PC Gamer Intel Xeon, e aqui vamos entender alguns mitos e verdades.

O Saibatech não está sendo pago ou patrocinado por nenhuma marca para escrever este artigo, a única intenção é trazer informação.

Xeon são uma linha ultra secreta da Intel?

Muita gente cria uma aura em torno do Intel Xeon como se fosse uma linha secreta, ou algo que fica longe do público. 

Em parte é mito em parte é verdade, os processadores Xeon realmente não são para o grande público, muito menos focado em jogos, são a linha para servidores da Intel.

Porém, não existe nada de ultrassecreto nessa família de processadores, inclusive é bem conhecida pelos profissionais de T.I.

É barato porque é usado

Sim isso é fato, os Kit Gamer Xeon encontrados na china são compostos por processadores usados, e chipsets normalmente reaproveitados.

O Socket utilizado pelos Xeon são da terceira geração da família Core i da Intel, oX99 LGA 2011-3 ou os mais antigos X79, que são os LGA 2011-1 (primeira e segunda geração).

OU seja, os chipsets utilizados nessas placas mães que mesmo que sejam de construção nova são usados ou reaproveitados. 

O mesmo vale para os Xeon, os E5 V3 são uma família de processadores já descontinuados pela intel. 

Ou seja, o Xeon barato para PC Gamer, é um processador de servidores utilizado por muitos anos por grandes corporações em servidores.

PC com Xeon não serve para jogos?

Este é um grande mito, eles funcionam para jogos, possuem instruções similares aos seus contemporâneos feitos para o público não corporativo. 

A questão que entra quanto ao Xeon para os jogos é a frequência dos seus núcleos (ou seja, a velocidade). 

O foco do Xeon é ser um processador multitarefa, por isso você encontra processadores com mais de 10, ou 12 núcleos, afinal mais núcleos é melhor para alguns tipos de processamento.

No caso dos jogos a maioria não utiliza tanto e tão bem vários núcleos, prezando mais pela velocidade para o processamento bruto. 

Por isso é importante se atentar ao montar um PC Gamer com Xeon a velocidade do processador que é o que realmente vai importar. 

Xeon não tem placa de vídeo integrada

Isso não é um mito, mas sim uma verdade os Intel Xeon não possuem placa de vídeo integrada.

Se a sua intenção é montar um PC “baratinho” para o dia a dia para realizar tarefas simples, ainda sim você precisará da placa de vídeo, 

Por funcionarem em sistemas multiprocessados (mais de um processador), os Xeon não precisam de placa de vídeo integrada, já que o foco do seu trabalho é apenas processar dados e retornar para o usuário em uma estação. 

Se o seu caso for um PC para um uso mais de dia a dia sem foco em games pesados pode ser interessante as APUs da AMD da família Ryzen, por exemplo.

Pode queimar a qualquer momento por ser velho?

Sim a maioria dos Xeon que estão no mercado pelo praço baratinho, os E5 V3 por exemplo tem mais de 10 anos. 

Normalmente placas de silício podem durar até 20 anos ou mais, porém quando falamos de hardware mesmo processadores novos podem queimar rapidamente.

A única questão no caso dos kit Xeon é que não haverá garantia em caso de queima do Hardware.

Vale à pena ou não um kit gamer Xeon?

Essa é uma decisão que cabe a cada usuário, existem pessoas muito felizes com seus kits. 

Se você é um entusiasta com um bom conhecimento de Hardware e pretende comprar diretamente de sites que vendem da China pode valer à pena já que são muito baratos.

Porém, sempre deve se levar em conta fatores como: qualidade das peças, taxação e se você receberá o que está comprando, por isso tente sempre conversar com quem já adiquiriu um kit desses. 

Se você for comprar diretamente no mercado nacional um PC Gamer com Xeon pode não ser tão  interessante. 

Gostou das dicas? Tem mais alguma? Deixe nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.