Aba anônima: você está anônimo mesmo? Como funciona

A aba anônima dos navegadores seja: Chrome, Firefox, Opera, entre outros é tida como um refúgio para a privacidade e o anonimato, mas você realmente está anônimo a função diz?

O que é a aba ou navegação anônima?

Para responder a pergunta temos que entender o conceito da aba ou navegação anônima, e em um primeiro momento grande parte dos navegadores colocam como uma navegação que não armazenará dados ou histórico no seu computador.

Ou seja como a própria definição diz a aba anônima do navegador, serve para não armazenar os dados apenas no seu computador, mas de toda forma sua atividade de internet continua sendo registrada pelo seu provedor.

Para entender melhor não são apenas os sites que você acessa ficam registradas, porém algumas informações sobre sua navegação no geral estão passando pelo seu provedor de forma não anônima:

  • Endereço IP;
  • Dados de localização: cidade, estado e país;
  • Versão do seu navegador;
  • Sites visitados mesmo durante a aba anônima;
  • Atividades e informações inseridas nesses sites;
  • Sites adicionados como favoritos;
  • Downloads feitos pela aba anônima;
  • Sua identidade e outras informações;
  • Caso use a aba anônima para usar serviços como redes sociais ou e-mail, que exigem login para acesso seus dados serão armazenados para que a sessão continue ativa.

Aba anônima protege de vírus e invasões?

Esta é uma outra dúvida muito comum, afinal é comum as pessoas ainda acharem que a aba anônima protegerá seus dados, e a resposta é não.

Mesmo nesta função de navegação você continua enviando dados, e continuam sendo baixados em seu computador, mesmo que sejam apagados em seguida caso haja algum keylogger, ou software que intercepte suas senhas ainda estarão vulneráveis.

E justamente por baixar arquivos de toda forma para que a navegação ocorra a navegação/aba anônima não impede que vírus sejam instalados em seu computador, por isso é importante ter cuidado com seu uso.

Isso também serve para ambientes controlados como faculdades, e escritórios, mesmo com a aba anônima softwares de monitoramento estarão visualizando sua atividade, visto que ela precisa passar por um navegador.

Existe forma de ficar 100% anônimo na internet?

Existem várias formas de proteger sua privacidade na internet, porém ficar 100% anônimo é impossível, existem medidas como: serviços de VPN, e outras soluções que podem esconder seu endereço de IP, porém mesmo com elas existe um limite do que você está realmente anônimo.

Por isso é importante entender que mesmo com o uso de aba anônima, navegação por VPN, entre outros tipos de proteção as mesmas regras de quem não as utilizam cabem a você.

Como usar a navegação ou aba anônima no navegador?

Se você ainda entende quais são as limitações da proteção de dados da aba anônima e ainda quer utilizar para não deixar histórico ou dados de login armazenados no HD do computador vão as dicas.

Google Chrome

O navegador que popularizou a aba anônima, foi ele mesmo o Google Chrome, então vamos começar ensinando a abrir nele:

  • Após abrir o navegasdor;
  • No canto superior direito clique nos ícone com “3 pontinhos”;
  • Após isso aparecerá no menu a opção: “Nova Janela Anônima”.

Este passo a passo serve tanto para o PC quanto para seu Smartphone, porém no computador você pode acessar através do comando: CTRL + SHIFT + N

Este procedimento é muito similar para abrir a aba anônima em todos os navegadores que são baseados no Chrome: Opera, Edge, Chromium, entre outros.

Mozilla Firefox

Este que inclusive é uma excelente alternativa ao Google Chrome, o Mozilla Firefox também oferece uma navegação/aba anônima e abaixo mostrarei como acessar:

  • Após abrir o navegasdor;
  • No canto superior direito clique nos ícone com “3 tracinhos”;
  • Após isso aparecerá no menu a opção: “Nova Janela Anônima”.

No Firefox você também pode acessar a navegação anônima através do comando de teclado: “CTRL + SHIFT + P”, e esta trabalhará da mesma forma que no Chrome.

Gostou deste artigo ? Te ajudou a entender melhor o conceito de aba anônima? Compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.