5 erros que impedem seu canal do YouTube de crescer

Aqui vou te mostrar os 5 erros que impedem seu canal do Youtube de Crescer, e dar dicas importantes que podem ajudar você a ganhar mais views e inscritos.

Em anos trabalhando como analista de marketing digital, principalmente com SEO tanto para YouTube quanto para o buscador tradicional do Google, observei que sejam usuários experientes quanto iniciantes tem comportamentos parecidos.

Abaixo vou mostrar a lista dos 5 erros que impedem o seu canal do YouTube de crescer, estes são baseados na experiência e estudos de otimização dentro da plataforma.

Antes de tudo não vou te vender aqui nenhum curso de como ganhar mais dinheiro usando o Youtube, e nem fazer promessas milagrosas, mas quero te ajudar a produzir conteúdo e ficar feliz com seus resultados.

1 Nem sempre postar todo dia é sinal de crescimento

A primeira dica que muitos especialistas vão lhe dar é de realizar postagens diárias para fazer com que seu canal do YouTube cresça, mas cuidado ao aplicar esta dica.

Isso mesmo, principalmente para canais nichados, o ideal é que você tenha uma pauta bem elaborada, observe sua categoria de conteúdo e se isso não fará você ter intervalos longos.

Há nichos de conteúdo onde depende de fatos ocorridos, ou mesmo de eventos que não ocorrem com tanta constância, ou então onde há um limite do que se pode criar de pautas semanais.

Nesta lista dos 5 erros que impedem seu canal do YouTube de crescer este pode ser um dos principais erros, por isso analise as pautas, muitas vezes é melhor ter 1, 2, ou 3 postagens semanais bem planejadas, do que várias feitas na pressa apenas “para soltar o conteúdo”.

2 Não utilizar as tags do YouTube

Isso mesmo, entre os 5 erros que impedem o seu canal do YouTube de crescer está o não uso das tags, parece meio óbvio para alguns usuários mais experientes mas muita gente não utiliza.

Após algumas atualizações o google deixou as tags em um ponto que fica mais “escondido” durante a postagem do vídeo, aparecerá um botão escrito “mostrar mais” e lá você terá as tags e outras opções.

Keyword Tag Stuffing

Outro erro que muitos usuários cometem ao otimizar seus vídeos para o Youtube muitos usuários acabam colocando várias tags que nem sempre tem haver com o tema do vídeo.

Num primeiro momento pode parecer benéfico, mas o ideal é sempre aparecer para quem realmente quer consumir seu conteúdo, mesmo que não utilize os 500 caracteres permitidos você afunilará melhor.

O problema do Keyword Stuffing de palavras chaves é que trará acesso de baixa qualidade, o que gerará baixa retenção e seu alcance cairá mais do que o esperado.

3 Hashtags demais

Hashtags são recursos importantes, porém muitas pessoas acabam inserindo muitas, o limite recomendável são 3 colocadas no descritivo.

Não adiantará colocar mais que 3 hashtags, além de elas não ficarem destacadas na visualização, pode ser que o YouTube entenda que você está tentando forçar uma indexação o que pode ser ruim.

Por isso use as hashtags com cuidado e moderação, pois isso pode ser um erro que fará seu site não crescer ou mesmo cair.

4 Keyword Stuffing (Palavras chaves em excesso)

Existem muitos especialistas que ensinam que no YouTube seu texto precisa repetir a palavra-chave várias vezes, porém cuidado com essa repetição, assim como no SEO tradicional

Evite uma porcentagem maior do que 3 a 4% de repetição da palavra-chave desejada para ranquear, muitas pessoas fazem um descritivo pequeno e repetem a palavra-chave ao final do descritivo várias vezes, e isso pode ser mal interpretado pelo robô.

Como tudo que fazemos na otimização é necessário ter conteúdos de boa qualidade e pensados no usuário, muitas vezes é melhor uma descrição curta do que com excesso de palavras-chave, afinal esse é um erro que pode gerar punições de indexação para o seu canal.

5 Pautas não pensadas em SEO logo no começo do canal

Muitas pessoas sonham em ter um vlog seja no fortmato daily vlog, ou mesmo de gameplays, por exemplo, porém muitas vezes se inspiram em canais maiores com muitos inscritos.

Você pode fazer o melhor vídeo possível, mas se você tem um canal que ainda possui poucos inscritos é importante pensar em criar um título chamativo mas que apareça nas buscas.

Como fazer um bom título de SEO para seu canal do Youtube?

Como falamos aqui vamos falar sobre títulos de SEO bons para o youtube, afinal não basta só falar os erros, é importante ensinar a fazer, e abaixo vamos explicar:

O seu título deve conter: Palavra Chave Foco e que seja chamativo como por exemplo com a palavra GTA V

  • Como jogar GTA V Online em (coloque o ano)?
  • GTA V Online, aprenda a jogar?
  • GTA 5 conheça a nova área do jogo

Este mesmo conceito se aplica a produtos e serviços, por exemplo Marketing Digital:

E assim por diante, por isso é importante ter cuidado e carinho ao montar seus vídeos, seja descritivo, tag, título e hashtags, pois mesmo que você otimize, se o Google não entender corretamente seu conteúdo pode não ser entregue ao público desejado.

Gostou destas dicas? Acha que alguma pode ser aplicada no seu canal? Conhece mais alguma? Deixe nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *