O que são gatilhos mentais?

imagem com cérebro colorido e com números

Você sabe o que são gatilhos mentais? Sabe como podem ser utilizados? Sabe quais são os tipos de gatilhos mentais? Leia esse texto e descubra como ele pode ser uma ferramenta útil para o seu negócio!

Primeiro de tudo, é importante entender que todo trajeto até que uma venda seja efetuada é considerado um processo complexo, que pode envolver diversas etapas, dependendo do tipo de produto que você vende ou até mesmo pelo perfil do seu cliente.

Da atração do público-alvo até a conversão, é importante que o vendedor utilize instrumentos que o ajudem a convencer potenciais clientes de que sua oferta é a melhor escolha, o que torna os gatilhos mentais uma ótima estratégia para que seu público seja persuadido a comprar o seu produto.

Como funcionam os gatilhos mentais?

Já se deparou com a situação de comprar um produto impulsivamente, pois se sentiu convencido por algum fator presente no processo da venda?

Este fator pode ser o discurso do vendedor, uma boa apresentação do produto, uma promoção imperdível entre várias outras opções, no fim das contas, seu papel é fazer com que você compre um produto. 

Pois bem, se você não sabia o que é gatilho mental, agora está mais próximo de saber como aplicá-lo em suas estratégias de venda. 

O gatilho mental é explicado pela psicologia como uma ativação de nossas mentes para tomar decisões considerando um contexto emocional e social, sem que haja racionalidade no momento. Tanto é, que gatilhos mentais não são apenas estratégias de venda, podendo causar sentimentos positivos ou negativos que levam a uma ação imediata. 

Quais são os tipos de gatilhos mentais?

Existem diversas técnicas de gatilhos mentais que podem ser colocadas em prática para aumentar suas vendas e seu faturamento, garantindo a você, a vantagem de analisar qual é o método que mais combina com o perfil do seu público. 

Alguns dos principais gatilhos de autoridade são: 

  1. Gatilho Mental da Prova Social
  2. Gatilho Mental da Urgência
  3. Gatilho Mental da Novidade
  4. Gatilho Mental da Razão
  5. Gatilho Mental da Reciprocidade
  6. Gatilho Mental do Comprometimento
  7. Gatilho Mental da Escassez

Qual é o papel do gatilho mental na venda?

Gatilhos mentais são ferramentas super potentes na mão de quem sabe usá-las bem, por isso, são muito vistas nas atividades de profissionais nas áreas de marketing, vendas e empresários em busca de vender suas ideias para ampliar o seu negócio. 

A facilidade de se adaptar diante de cada fase do funil de vendas, permite que essas estratégias se somem e sejam personalizadas para cada tipo de público. Da mesma forma sua amplitude de possibilidades, colabora para que ela seja uma das estratégias mais úteis para levar o seu cliente a tomar a decisão que você deseja, que é comprar o seu produto. 

Comece já a utilizar os gatilhos mentais no seu dia a dia! Se você quer continuar aprimorando o seu conhecimento, visite nosso blog e acompanhe mais dicas e insights e compartilhe esse conteúdo para que ele chegue em mais pessoas! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.