5 Gatilhos Mentais Para Vender Mais em 2022

Cérebro com relógio e engrenagens representando os gatilhos mentais

Você quer saber qual é o papel dos gatilhos mentais para vender mais? Então esse texto é para você!

Os gatilhos mentais são um conjunto de diversas técnicas para vender mais que se baseiam nos padrões de comportamento dos consumidores com o objetivo de persuadi-lo a partir de uma oferta que o atraia e prenda a sua atenção.

Eles devem mostrar o quanto determinado produto ou serviço se adequa à necessidade do consumidor, assim gerando um interesse espontâneo em seu cliente, para que ele se interesse pela oferta.

Quais são os 5 tipos de gatilhos mentais para vender mais em 2022?

Gatilho Mental de Prova Social

ilustração gatilhos mentais prova social
Entre os gatilhos mentais para vender mais podemos começar pelo de prova social.

O gatilho mental de prova social é um dos recursos mais utilizados dentro da modalidade, pois comprova que outras pessoas também estão comprando seu produto. A prova social pode ser feita a partir de depoimentos de clientes anteriores, que afirmam a partir de sua experiência que o seu produto atende ao objetivo esperado.

Da mesma forma, você pode utilizar números que estrategicamente demonstram os pontos positivos do seu produto, como por exemplo, divulgar que uma alta porcentagem dos clientes aprovam a sua eficácia ou compram o produto novamente pelo alto índice de satisfação.

Gatilho Mental de Autoridade

Autoridade é um dos Gatilhos Mentais que podem ser considerados essenciais principalmente para quem deseja vender serviços ou cursos.

O gatilho mental de autoridade é colocado em prática a partir de estratégias que comprovam sua autoridade em assuntos relacionados ao seu produto, fazendo com que seu público dê a atenção devida ao que sua marca tem a dizer. Desta forma você guia seu cliente até que ele efetue a compra.

Neste modelo de estratégia, quem vende se estabelece como um consultor, ou seja, tem uma estrutura preparada para informar e tirar dúvidas de seus clientes, usando recursos como a produção de conteúdo. 

Gatilho Mental de Urgência

Urgência é um dos gatilhos mentais favoritos principalmente dos e-commerce e também para quem vende cursos.

O gatilho mental é um recurso muito utilizado em ações de descontos e campanhas promocionais, basicamente se baseando em instigar o público à compra, a partir de prazos curtos para que ela seja efetuada.

Sabe aquele desespero que bate quando você vê um produto que quer muito em uma promoção, mas ela só vai até amanhã? Ou então um desconto imperdível está em suas últimas horas? Este é o principal objetivo do Gatilho Mental de Urgência: te conduzir à compra pela limitação do tempo.  

Gatilho Mental de Escassez

Ilustração de Gatilhos Mentais para Vender mais, Escassez, Lupa
Escassez é ideal para trabalhar principalmente em promoções, e está com toda certeza entre os gatilhos mentais para vender mais seja: serviço, produto, curso, e etc.

O gatilho mental de escassez é muito próximo do gatilho mental de urgência, mas aqui, o que conta é a quantidade e não o tempo. Ele é baseado no instinto humano de sobrevivência, ou seja, conduz nosso pensamento a garantir o necessário para a sobrevivência (ou não tão necessário assim). 

“Últimos produtos em estoque”, “últimos quartos para reservar”, “produto fabricado em poucas unidades”, “última oportunidade”… Você provavelmente já se deparou com alguma promoção que funcione com essa mecânica e foi persuadido por ela. 

Gatilho Mental de Reciprocidade

Gatilhos mentais para vender mais, reciprocidade, ilustração
Quem não gosta de um brinde? Um atendimento diferenciado? Se você quer uma estratégia com gatilhos mentais para vender mais a reciprocidade não pode faltar.

O gatilho mental de reciprocidade também faz muito sucesso, pois o ser humano por si só tende a ser recíproco a partir de diversos aspectos, permitindo que este gatilho mental também seja utilizado para a venda de um produto. 

Ele está presente em situações como na oferta de uma amostra grátis de um perfume, o fornecimento de um material com conteúdo exclusivo – como um e-book e até mesmo no período de testes gratuito de um software pago. Ao se sentir agraciado pelo vendedor e gostando do produto, o cliente é inclinado a retribuir o gesto através da compra. 

Gostou de saber que existem gatilhos mentais para você vender mais em 2022? Compartilhe este conteúdo e acompanhe nosso blog para mais dicas e insights!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.