É possível trabalhar com Marketing Digital pelo Celular?

Ilustração de Pessoa fazendo Marketing Digital pelo Celular

Muitos cursos fazem inúmeras promessas sobre este assunto, e aqui no Saibatech vamos entender se é possível trabalhar com Marketing Digital pelo Celular.

Dois temas que se tornaram cada vez mais populares nos ultimos anos foram os Celulares (Smartphones) e o Marketing Digital, e estes mostrando cada vez mais sua versatilidade, com inúmeras promessas.

Dar uma resposta sim ou não se é possível trabalhar com Marketing Digital pelo celular pode ser vaga e simplista, visto que os smartphones cada vez mais possuem aplicativos para acompanhar seus dados.

Mas então, é possível ou não fazer?

Você até pode começar a trabalhar com Marketing Digital pelo celular, porém existem limitações dependendo do tipo de trabalho a ser realizado e abaixo vamos entender um pouco mais sobre este “mito”.

Mas eu posso ou não trabalhar pelo Celular com Marketing Digital?

Caso não seja possível ter a cesso a um computador, seja ele com Windows, Linux, ou Mac OS, realmente o celular pode ser a sua única opção para começar.

Abaixo listamos alguns dos principais aspectos que você terá que trabalhar e suas limitações (prós e contras) do uso do celular.

Analytics (Google, Facebook e Instagram)

Muitos aplicativos já fornecem alguns dados de Analytics, o Google por exemplo fornece uma versão em aplicativo do Google Analytics, o Instagram permite algum acompanhamento de dados, e o Facebook também libera alguns dados.

Porém devido ao tamanho de tela, ou mesmo limitações do próprio aplicativo alguns dados são apenas visíveis em suas versões de desktop, ou seja, se você está iniciando e com poucos recursos você terá uma visão porém limitada de suas campanhas, fanpage, site, blog e etc.

Criação de Anúncios

Quando falamos principalmente de Instagram e Facebook é possível criar os anúncios diretamente por seus aplicativos principais, porém somente para as publicações.

Você poderá patrocinar suas postagens, ainda sendo possível trabalhar com Marketing Digital com o seu celular, porém o que é possível de ser feeito ainda é muito limitado.

Se você precisar de anúncios mais precisos, um acompanhamento mais detalhado de suas campanhas, ou mesmo criar campanhas com Dark Post (aquelas que não aparecem na timeline), será necessário criar através do site do Gerenciador de anúncios do Facebook.

O mesmo serve para o Google Ads, neste caso podemos dizer que o aplicativo é um pouco mais confuso, e um pouco mais “chato” para criar, acompanhar e realizar suas campanhas no Google.

Produção de Conteúdo

Produção de conteúdo é muito importante para o trabalho de Marketing Digital, apesar de existirem aplicativos como o Microsoft Word, Google Docs para smartphones existem limitações.

Primeiramente a questão do teclado da tela que é muito pequeno e dificulta a produção, mesmo a digitação por voz não lhe oferecerá precisão e será necessário provavelmente a aquisição de um teclado Bluetooth, por exemplo, poderá facilitar.

Além do mais você sempre terá a limitação da Tela, a não ser que seu aparelho permita, por exemplo espelhar a tela em um monitor maior.

Edição de Imagens pelo Celular

Sabemos que existem vários aplicativos para edição de imagens e vídeos pelo celular, e que possuem um grande potencial, inclusive existe um Photoshop para Celular.

Apesar de existirem estes aplicativos a limitação ainda ocorre no hardware do seu celular ou smartphone, por isso opte por aplicativos que vão facilitar sua vida como o Canva, por exemplo, que irá oferecer modelos para agilizar seu trabalho.

Ainda sim a versão mobile tem bastante limitações em comparação a versão de PC, mas mesmo assim oferecerá uma excelente gama de opções para iniciar seu trabalho no Marketing Digital pelo Celular.

O que eu preciso ter para trabalhar com Marketing Digital usando o celular?

Partindo do conceito que você precisará utilizar o celular para trabalhar com Marketing Digital, já que não há outra opção no momento, para não ficar parado listamos abaixo o que você precisa ter para tentar não passar nervoso.

  • Smarrtphone com Android oi IOS
  • Uma boa Conexão de Internet, preferencialmente Wifi, caso não possua, pelo menos um 4g com um bom limite.
  • Aplicativos do seu tipo de divulgação, por exemplo: Facebook ou Instagram, Pinterest (Utilizar o navegador limitará mais ainda).
  • Supondo que seu trabalho nas redes sociais um editor de imagens de qualidade, por exemplo: Canva.
  • Um bom Antivírus de preferência pago, afinal ali estará seu ganha pão.

Conclusão, posso ou não trabalhar com Marketing Digital pelo Celular?

Sim você pode, mas entendendo que este trabalho terá limitações, o conselho é: assim que você começar a ganhar uma renda estude adquirir um computador, isso abrirá suas possibilidades e agregará mais valor ao seu trabalho.

Gostou deste conteúdo? Aqui no Saibatech temos várias Dicas de Marketing Digital para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *