6 Fatores de SEO que impactam seu site no Google

Ilustração da Busca do Google para os fatores de SEO

Aqui listamos 6 fatores de SEO que impactam seu site no Google e outros buscadores, como sabemos se bem feito o ranqueamento orgânico pode influenciar positivamente em número de acessos em seu site.

Se você quer fazer com seu site comece a aparecer nos primeiros resultados da busca e quer um começo precisa conhecer estes fatores determinantes para a indexação.

Primeiramente temos que entender que existem mais de 170 fatores que determinam a boa indexação ou não de um conteúdo, mas fique calmo, você não precisa decorar todos, conhecendo os principais você terá um norte de por onde começar.

Não basta mais ter o melhor produto ou serviço

Na internet não basta mais você ter apenas o melhor produto, separamos estes 10 fatores de SEO que impactam seu site no Google justamente para ajudar com que seu produto ou serviço seja encontrado da melhor forma.

Cada vez mais as buscas orgânicas estão mais competitivas, muitas empresas vem investido em produção de conteúdo como blogs, ou mesmo páginas corporativas com alta densidade.

Mas fique tranquilo tem espaço para todo mundo, e conhecendo quais são os fatores que determinam o posicionamento do seu site você conseguirá participar desta corrida muito bem.

Campanhas de Ads não influenciam os fatores de SEO no Google

Antes de falarmos os 6 fatores de SEO que impactam seu site no Google precisamos entender alguns mitos e lendas que existem por aí sobre as buscas orgânicas.

Um dos mitos mais disseminados é o de que Campanhas de Google Ads podem influenciar seu ranqueamento orgânico, e não, elas não influenciam, o próprio Google alerta sobre isto.

Logicamente que fazer campanhas de Ads com certeza ajudará seu site ou loja online a crescer mais, principalmente pelo controle da qualidade do Lead ser muito mais simples, enquanto o SEO tem a intenção de trazer um alto volume de acessos.

Os 6 Fatores de SEO que impactam seu site no Google

Agora vamos a lista daqueles que interessam para sua estratégia de SEO, que pode ser aplicada tanto por blogs, e-commerce ou mesmo sites de serviços.

1. Tag Title

Sim a Tag Title muitas vezes é esquecida, mas é um fator importante, e está em primeira pois deve ser a primeira a ser trabalhada sempre.

Ter um bom título para sua página não significa apenas indexar bem para o termo que você busca, mas também receber mais cliques.

Ao criar os seus títulos não pense apenas no robô e na indexação, faça títulos que dão vontade de clicar, porque se você estiver entre os primeiros mas não receber muitos cliques o Google te derrubará.

Por exemplo para produtos de um e-commerce: detalhe o máximo de características sem ferir o tamanho do título, no caso de serviço caso seja possível por exemplo: “especialista em”, isso ajuda as pessoas a clicarem e entrarem em seu site.

Caso você esteja trabalhando com blogs pense em títulos que chamem atenção sem ser clickbaits, afinal o acesso do clickbait gera rejeição alta, o que é ruim para quem quer aparecer mais no Google.

Qual o tamanho para o meu título?

O tamanho da title é importante, não podendo ser muito grande para que seja renderizado da maneira correta, o ideal é que tenha no máximo 60 caracteres.

2. Meta Description ou Tag de Description

Assim como o Title você precisa trabalhar bem a description, muitos dos usuários leem a descrição que aparece no Google para tomar a decisão de clicar, assim como você provavelmente deve ter feito para este post.

Uma meta description tem que ser de leitura rápida, possuir uma chamada para ação, ou seja: clique, veja, acesse, e por aí vai. Assim o usuário sentirá vontade de visualizar.

A tag Title e Meta Description aparecerão desta forma na busca do Google.

Este é um dos 6 fatores de SEO que com certeza irão impactar no ranqueamento do seu site, afinal assim como o title, sua intenção é fazer que venham mais cliques das buscas.

3. Conteúdo de qualidade e sem cópias

Sim o conteúdo é importante, os blogueiros sabem bem disso, tem empresas acordando para isso, porém ainda há quem acredite naquela tática de “copiar uma notícia e colocar no blog da empresa”

Como diz o artigo acima o Blog da sua empresa realmente não é um portal e muito menos de notícias, preze por conteúdos com foco em atrair um público qualificado.

Entre os fatores de SEO que impactam seu site no Google podemos listar a produção de conteúdo bem feita, com foco, pautas, programação, e original que resultará em crescimento.

Não se preocupe com, seus concorrentes do que eles vão achar caso você não esteja sendo técnico o suficiente por exemplo, você deve se preocupar em escrever para seu futuro cliente.

Sim um erro muito comum que faz com que empresas ignorem os fatores de ranqueamento é pensar no ego, em escrever para mostrar que sabe mais para pessoas da mesma área e esquecer de quem consome seus produtos e serviços.

Se você quer que seu site cresça orgânicamente respeitando os fatores de SEO do Google faça textos como por exemplo:

  • 10 motivos para xxxxxxxx
  • 5 razões para xxxxxxxx
  • Onde comprar o “produto x”?

Caso você seja da área de serviços adapte, e siga construindo conteúdos que são baseados no que as pessoas buscam, e terá acesso qualificado.

4. Velocidade de Carregamento da página

Se atente a velocidade de carregamento da página, isso pode fazer seu site cair ou subir.

Em quarto e não menos importante entres os fatores de SEO que impactam no seu site, este realmente faz a diferença, afinal, não adianta bolar um bom título, ter a melhor descrição, conteúdo de qualidade se seu site é lento.

Sites que demoram muito para carregar podem se tornar um transtorno para o seu negócio, o usuário com certeza desistirá caso seu site seja lento, inclusive isso é fator de ranqueamento para o Google.

Existem várias ferramentas onde você pode medir a velocidade de carregamento de seu site, porém a principal é o Google PageSpeed Insights, você pode encontrar esta e outras ferramentas no link abaixo:

Desde novembro de 2021 possuir um site com uma nota baixa no PageSpeed pode significar que o seu site não indexe bem apesar de todos os seus esforços anteriores.

5. Usabilidade é um fator importante de ranqueamento no Google

A usabilidade destá entre os fatores que impactam seu site no Google, afinal o comportamento de usuário interfere muito no ranqueamento devido a experiência do usuário.

Não se esqueça de que suas imagens tenham atributos: alt e title, isso ajuda o Google a entender a imagem, e ajuda usuários, principalmente com deficiência visual a navegar pelo seu site.

Não crie um labirinto na navegação do seu site

Possuir uma boa estrutura ajuda em muito no SEO, estruture bem seu site para que não seja um labirinto onde o usuário irá se perder durante a navegação.

Além do mais se o site está confuso para a navegação do usuário, será mais difícil para que o robô encontre o que você quer que seja encontrado dentro do seu site.

6. Certificado SSL (HTTPS)

Se você já possui um certificado SSL válido em seu site (HTTPS), parabéns está no caminho certo, porém ainda há quem insista em não realizar este investimento.

Por muito tempo certificado SSL foi necessário apenas para e-commerce, porém desde 2017 o HTTPS está entre os fatores de SEIO que impactam seu site no Google.

Além do SSL passar mais confiança para o usuário ajuda a proteger seu site, e será um diferencial na hora de ranquear no buscador.

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