Dicas

5 dicas para aumentar a vida útil do seu Notebook

Se você chegou aqui provavelmente já se fez aquela pergunta: “Como o notebook do fulano dura tanto e os meus quebram e se tornam inúteis rapidamente?”.

Aqui você vai ter 5 dicas para aumentar a vida útil do seu Notebook, vale muito apena ler até o final, vai lhe poupar tempo e dinheiro.

1 – Não utilize em superfícies muito macias

Esse é o principal erro cometido pela maioria dos donos de Notebook, é colocar o aparelho em superfícies macias como:  camas, travesseiros, mesas com toalhas macias, pois bem, isso pode ser um fator que vai diminuir em muito a vida útil do seu Notebook.

Utilizar o notebook na cama pode até ser confortável, mas este tipo de superfície bloqueia as saídas de ar diminuindo a vida útil do aparelho.

Um dos maiores motivos de problemas em Notebooks é o super aquecimento, já que devido ao seu design, existem poucas tomadas e saídas de ar para dissipar o calor, e colocando em cima de superfícies macias o seu computador terá estes espaços inutilizados aumentando o calor no aparelho.

2 – Mantenha o Notebook limpo

Limpe o teclado e a carcaça com um pano, de preferência sem o uso de produtos a base de água, existem produtos específicos para limpeza de eletrônicos, pois a umidade gera oxidação das partes metálicas internas e externas.

Jogue um ar

Você não leu errado, sim você irá “jogar um ar”, porém nas saídas e entradas de ar do seu Notebook, mas não exagere, pode ser com um secador de cabelo mesmo (logicamente que com ar frio).

Como já sabemos o super aquecimento causa diminuição drástica na vida útil de um notebook, e suas saídas de ar tem limitações, e muitas vezes podem ser obstruídas por pelos, e poeira (que inclusive pode parar o ou os coolers).

Para evitar que seu computado sofra com as sujeiras do dia a dia, basta soprar a saída de ar de tempos em tempos.

Não assopre com a boca

Pode parecer mais prático que pedir um secador emprestado (caso você não tenha), ou mesmo ligar este aparelho para fazer a limpeza, porém soprar seu notebook com a boca pode ser um erro.

Por mais que você seque sua boca antes de fazer o ar irá com saliva que pode ocasionar danos e oxidação a longo prazo nos contatos metálicos da placa mãe.

3 – Mantenha o Sistema Operacional Atualizado

Parece chato e que tome um tempo, atualizar o sistema operacional do seu notebook é extremamente útil para aumentar sua vida útil.

Ao atualizar o sistema operacional você aumenta a vida útil do seu notebook, pois normalmente estas atualizações contem novos drivers otimizados para uma melhor performance.

Além disso, muitos sistemas operacionais em suas atualizações recebem melhorias para diminuir o consumo de determinados recursos.

4 – Cuidado ao carregar seu Notebook

Parece meio óbvio dizer isso, mas no dia a dia as pessoas se esquecem de pequenos cuidados ao carregar seus notebooks.

Muitas vezes ter uma boa luva pode ajudar a aumentar a vida útil do seu notebook pois diminuirá em muito o impacto ao carregar a máquina.

Ainda há muitos notebooks no mercado que ainda vem com os tradicionais HDs, além do mais mesmo componentes que são soldados podem sofrer com vibração excessiva, solavancos e movimentações abruptas, por isso é recomendável sendo carregado em mochila ou maleta de qualidade.

Não guarde o Notebook em Modo de Descanso

Às vezes pela praticidade ou correria você vai se sentir tentado a simplesmente baixar a tampa do seu computador e deixar ele em modo de descanso, pois é mais rápido do que desligar.

Ao carregar seu notebook em modo de descanso você estará danificando-o, e indo ao caminho contrário de aumentar sua vida útil.

Durante o modo de descanso o notebook não desliga, ele entra em uma espécie de “hibernação”, onde alguns recursos continuam sendo utilizados.

Mesmo que pouco, não é uma boa ideia deixar sua máquina neste modo, guardada em uma mochila ou mala, fora que isso pode ocasionar danos ao seu HD (caso não seja um SSD).

5 – Não force demais seu Notebook

Você acabou de comprar o Notebook, quer utilizar todas as funções, e você só para no momento em que ele começa a travar ou apresentar os famosos lags.

Pois bem, utilizar até o limite pode fazer com que a vida útil do seu notebook caia em muito, já que ele super aquecerá para atender a demanda de uso, para controlar isso existem softwares que funcionam como widgets em sua tela que lhe mostram o uso. 

Não deixe os recursos chegarem a 100% de uso, sempre modere, e não force demais o hardware, deixe aquela “gordurinha” para um momento em que realmente for necessário, a longo prazo isso aumentará a vida útil de sua máquina. 

Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos, deixe sugestões nos comentários.

Vinicius Sartori

Publicitário, especialista em marketing digital, que nas horas vagas ama falar sobre tecnologia.

View Comments

Share
Published by
Vinicius Sartori

Postagens Recentes

Core Web Vitals: O Que É? Qual sua Importância?

Na era digital de hoje, a presença online tornou-se uma necessidade inegável para empresas e… Read More

% dias atrás

Tudo que Você Precisa Saber sobre o Kit Xeon Chinês

Em um mundo onde a tecnologia avança a passos largos, a busca por alternativas econômicas… Read More

% dias atrás

Kit Gamer Xeon do Aliexpress: Uma Visão Detalhada das Desvantagens em 2024

No vasto universo dos jogos eletrônicos, a busca pelo hardware ideal para uma experiência imersiva… Read More

% dias atrás

Maximizando a Vida Útil do Seu PC Gamer: Dicas de Pro para Iniciantes

Para a comunidade gamer, um PC não é apenas um equipamento; é uma porta de… Read More

% dias atrás

Por que Processadores Xeon são Baratos? Entenda a Verdade

No universo da computação, a escolha do processador é um dos aspectos mais cruciais, especialmente… Read More

% dias atrás

Cuidados com o TV Box Pirata em 2024: O que Você Precisa Saber

Em uma era onde a tecnologia se tornou um pilar central nas nossas vidas, a… Read More

% dias atrás

Este site utiliza cookies para otimizar a navegação.

Leia mais