É por esses 5 motivos que seu e-commerce não está vendendo

entenda porque seu e-commerce não vende

Entendemos que sempre há uma dificuldade ao vender principalmente para e-commerces que estão começando, porém, você sabia que existem pequenos “probleminhas” que podem estar impedindo sua loja de vender online?

Abaixo vamos listar os motivos que podem fazer com que seu e-commerce não esteja vendendo. 

1. Fotos em pequena quantidade ou de qualidade baixa

O principal erro de muitos vendedores online é não colocar uma boa quantidade de fotos em seus produtos, ou então fotos de baixa qualidade. 

Um dos fatores de decisão de compra é a avaliação da imagem do seu produto, você pode ter o melhor produto, porém se a foto não for de boa qualidade, ou não mostrar o máximo de características visuais provavelmente o cliente sairá de sua loja para tentar saber mais sobre o que você vende e cairá na loja de um concorrente. 

Então se você quer vender mais tenha ao menos entre 3 e 5 fotos do produto em ângulos diferentes, mostrando suas melhores características. 

Quantidade com qualidade

Não adianta apenas ter as fotos, mas tire fotos de boa qualidade, com bons ângulos, imagens pixeladas, com baixa qualidade, ou mesmo onde o produto apresente algum pequeno defeito que seja pode gerar rejeição.

Então capriche nos ângulos, uma boa iluminação, a maioria dos celulares modernos consegue fornecer boas fotos.

Dica: para a maioria dos produtos uma luminária, um celular com câmera de pelo menos 13 megapixels, e um papel branco de fundo podem auxiliar muito na qualidade das imagens.

2. Tenha bons descritivos dos produtos de seu e-commerce

Um grande erro da maioria dos e-commerce é apenas copiar as informações técnicas do produto, ou muitas vezes simplesmente deixar o campo do descritivo do produto vazio e isso é um péssimo sinal para a maioria dos compradores. 

Como as pessoas não têm o produto fisicamente, não podem testa-lo vão querer saber coisas como: medidas, especificações, material, categoria de uso, podendo variar de acordo com seu nicho.

Por exemplo, quando falamos de produtos eletrônicos características como: voltagem, amperagem, material, se é à prova d’água ou não, consumo, potência são muito importantes por isso tenha ao menos o descritivo técnico. 

Descritivo de venda e SEO

Se você não sabe o que é SEO temos um artigo explicando o que é e para que serve, clicando aqui.

Presumindo que você saiba o que é SEO chegamos então a este ponto, onde falamos da importância de um descritivo rico.

E é importante entender que um descritivo rico não precisa obrigatoriamente seguir todas as regras de SEO, mas precisa descrever o produto, falar sobre suas características e por vezes sempre haverá o argumento: “mas muitas pessoas não gostam de ler”.

É importante possuir um bom descritivo e que ele seja rico em informações, isso ajudará não somente com as pessoas que gostam de ler mas também os buscadores.

Ao encontrarem sua loja na busca orgânica, se você depender apenas de mídia paga e redes sociais para vender há grandes chances de seu custo ser crescente.

3. Depender apenas das redes sociais

É o óbvio, mas há momentos em que precisamos falar o óbvio, vários estudos mostram que as pessoas frequentam as redes sociais para se divertirem e se distraírem, e o uso para compra e venda é secundário.

Não estou falando ser errado anunciar nas redes sociais, é importante, principalmente as famosas campanhas de remarketing ajudam muito, porém o alcance orgânico da maioria das redes sociais tende a ser muito baixo para quem compartilha links, e utilizar as ferramentas de “loja” que elas fornecem começam a lhe tornar cada vez mais dependente de seu uso.

Não deixe sua loja dependente apenas das redes sociais.

Então como dito no tópico anterior invista em SEO, pois nos buscadores não apenas o Google (mas ele é o principal), as pessoas estão buscando e se elas buscaram algo que você vende é porque há uma enorme chance de comprar seus produtos.

4. Não foque apenas no acesso mas também na conversão

Há casos onde a loja investe fortemente na produção de conteúdos, mas estes muitas vezes sendo blogs seja com notícias ou textos exclusivos.

É importante entender que o público de blog não é necessariamente alguém que irá comprar em sua loja. 

Se o seu intuito é ganhar dinheiro com anúncios, ou então ter visibilidade o blog é uma excelente ferramenta e não deve ser descartada, mas antes de iniciar este trabalho cuide dos seus produtos. 

Isso mesmo voltamos ao tópico número 2: bons descritivos, afinal o tráfego que chega direto aos seus produtos e às suas categorias de produtos tende a converter mais. 

5. Tenha uma boa experiência de navegação

Usabilidade é importante, principalmente quando falamos de e-commerce, você pode ter seguido todas as dicas anteriores, ter excelentes textos, ótimas fotos, e de bônus um preço incrível, mas nada disso adianta se sua loja for um “labirinto” de categorias e lentidão.

Antes de colocar sua loja no ar pense bem na estrutura, principalmente na navegabilidade do usuário, pense como alguém que não conhece seu estoque de produtos profundamente.

Velocidade de carregamento pode ser decisivo

Muitas vezes há uma preocupação gigantesca com qual plataforma utilizar, qual o melhor desenvolvedor, e é uma preocupação relevante, avalie antes de iniciar a sua loja o desempenho dos e-commerce desenvolvidos pela empresa que você irá contratar.

De nada adianta ter todo o trabalho de estruturar, bons descritivos e boas fotos se sua loja tiver um carregamento lento para as operações, a demora gera inúmeras desistências no momento do fechamento da compra.

Estas foram 5 dicas rápidas que podem lhe auxiliar a vender mais, se gostou compartilhe em suas redes sociais, e conheça nossos outros artigos sobre marketing digital clicando aqui.

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